sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Celso Roth renova

Post retirado da coluna do jornalista Luiz Zini Pires, ClicRBS.

Roth renovou. O vice ganhou salário de campeão brasileiro. Será o mais bem pago técnico da história dos 100 anos gremista. Receberá o soldo mensal de dois qualificados atacantes que o Grêmio não têm, talvez nem tenha idéia de ter, não sabe onde têm.

Com o atual técnico, volante é igual a centroavante. Todas as contratações do segundo semestre em seu nome fracassaram. Seu centroavante favorito, Marcel, aposta pessoal, foi uma briga diária com o gol.

Nunca na história dos vices-campeões de qualquer competição, creio, um vice recebeu um aumento tão significativo. POde ser tema do Guinness Book, mas assunto que pode ser discutido em volta de uma boa e sempre bem-vinda irlandesa Guinness.

A nova direção fez a sua primeira, estudada e discutida aposta para a nova temporada. Escolheu Celso Roth como a sua estrela da temporada, lhe ofereceu o maior salário do clube, do Estado, um dos maiores do país e um lugar de mando, poderes ilimitados. Roth manda no futebol do Grêmio.

O Grêmio de 2009 começa com o técnico que não deu certo no ano anterior. Que entregou um título ganho, pressionado, entre outros, por problemas extra-campo.

O presente dos 25 anos do título mundial é Celso Roth. Estoure a sua champanhe se puder. Comemore, a decisão é sua. A nova direção assume e sua primeira decisão é dividir a torcida.

Concordo com cada vírgula dita pelo Zini. 220 mil para Celso Roth, cá entre nós, é muito dinheiro para pouquíssimo currículo. Espero estar enganado, espero sinceramente ...

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Acho que não, mas ...

Eu não queria mais escrever sobre futebol aqui. Pelo menos, até o fim desta temporada. Mas os acontecimentos da última rodada do campeonato me fizeram mudar de idéia.

O que eu acho? Bom, vamos lá:

Acho que São Paulo e Grêmio empatarão seus jogos. Um está muito preocupado com o adversário do outro e estão esquecendo os seus próprios. Logo, o São Paulo será o campeão;

Das duas vagas restantes para a Libertadores 2009, acredito que elas fiquem com Cruzeiro e Palmeiras. Para que o Flamengo chegue é necessário uma combinação complicada de resultados. Pouco provável que aconteça;

Os rebaixáveis. Ipatinga e Portuguesa já foram. Na minha opinião, Vasco e Atlético-PR serão os outros dois. Não gostaria que o Furacão fosse para a Série B, mas ...

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Papai Noel existe ...

Vendo esta foto me lembrei de um ocorrido no ano de 2003 que passo a relatar.
Era um domingo, final de tarde. Eu voltava do Estádio Olímpico, depois do Grêmio ter vencido o Paysandu, 2 a 0. Quando o trem chegou na Estação Unisinos, São Leopoldo, eu desembarquei. Devidamente trajado com a camiseta Tricolor, desci as escadarias da estação, dirigindo-me a rua. A minha frente seguiam aproximadamente 10 integrantes da Torcida Jovem do Grêmio que, ao avistarem do outro lado da rua da estação 3 torcedores colorados, identificados com camisetas da Torcida Camisa 12, correram em direção aos "inimigos" para o enfrentamento, afinal, que provocação poderia ser pior do que estarem vestindo a camiseta do arqui-rival? Como eu estava pŕoximo, fiquei acompanhando aquela movimentação. O interessante é que mesmo os colorados estando em menor número, não se assustaram quando perceberam o ataque eminente e desproporcional. Quando estava próximo o encontro entre as facções, o colorado sacou da cintura um revólver 38 e disparou contra os gremistas que vinham da estação. O problema é que foram 4 disparos que atingiram as paredes da estação Unisinos onde, não só torcedores gremistas circulavam, mas sim uma multidão de outras pessoas que, por milagre, não foram atingidas.

Acho que esta história, da qual fui testemunha ocular, ilustra com primor que os dizeres desta fotografia não passam de DEMAGOGIA IMBECIL e HIPÓCRITA.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Desmoralização

Parece que a Confederação Sul-Americana está pronta para anunciar que o campeão da Copa Sul-Americana garanta vaga na próxima Libertadores da América. Se isso acontecer, será a total desmoralização da CONMEBOL. Não porque o Inter é o maior interessado nisso, talvez, o único, mas principalmente porque mudaram as regras durante a competição. Alguém acredita que teria sido diferente se esse critério fosse lançado desde o início? Eu tenho certeza que seria.

Grêmio, São Paulo, Boca Juniors e Palmeiras deram a esta competição a importância que ela merece, ou seja, equipe reserva. O Inter, Botafogo e o Atlético-PR, como não conseguiram nada no Campeonato Brasileiro, dedicaram-se integralmente na pretensão de buscar um título inédito, não mais que isso. Qualquer um que diga o contrário está mentindo. Ninguém sabia que o título valeria vaga na Libertadores, por isso não houve dedicação, afinal, é mais fácil buscar a Libertadores pelo Campeonato Brasileiro ou pela Sul-Americana?

Torço para que a CONMEBOL não confirme esse absurdo. Ou que, pelo menos, isso comece a valer em 2009 para a Libertadores 2010. Qualquer coisa diferente disso é "canetaço", é "virada de mesa", é "entrar pelas portas dos fundos". Logo aqueles que sempre bateram no peito dizendo que nunca fizeram isso ... o mundo dá voltas, hein?!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Culpa do Roth

Era questão de tempo, mas Grêmio resolveu antecipar tudo empatando com o Figueirense, ontem, dentro do Olímpico. Não há mais como ser Campeão Brasileiro em 2008. O Tricolor jogou fora o título mais ganho de sua história.

O que será que está acontecendo para que o Grêmio tenha caído tanto de rendimento? É difícil explicar como uma equipe tão bem montada no primeiro turno sofra um declínio tão grande. O Celso Roth é o culpado, isso é claro. Agora, por favor, sem essa de ficar culpando o Inter que, previsivelmente, entregou o jogo para o São Paulo. O Grêmio faria a mesma coisa.

O negócio agora é assegurar a vaga na Libertadores e esperar o ano que vem. Mais uma vez o sonho se desmorona diante do Figueirense ... mais uma vez.

E o Roth é o culpado.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Impressão

Se eu tivesse que apostar em um campeão brasileiro para este ano, eu apostaria no São Paulo. Hoje, claro, faltando 6 rodadas para o final, é esta a impressão que tenho. Nem vou entrar no mérito de que a tabela favorece a equipe paulista e que os seus adversários estão perdendo as forças no final. Ainda, o Tricolor Paulista conta com um jogador diferenciado e decisivo chamado Hernanes.

No fim de semana o atual campeão enfrenta o misto do Inter no Morumbi. Não sei se a estratégia colorada é "fortalecer" o principal adversário do Grêmio na busca do título. Não sei se essa escalação se dá em função do jogo da volta contra o Boca no meio da semana. Não sei. Pela lógica, acredito que o Inter não terá forçar para vergar o São Paulo dentro da sua casa. É um tanto improvável que isso aconteça e, por conseqüência, o time de Muricy Ramalho deverá somar mais 3 pontos na próxima rodada.

Tudo isso é especulação. O Grêmio não pode reclamar caso o Inter não imponha dificuldades ante ao São Paulo. O Tricolor já teve a "faca e o queijo na mão" para distanciar-se na primeira colocação e não o fez. Isso é culpa do Inter? A única culpa que o colorado tem, atrapalhando a caminhada gremista, foi a chinelada que aplicaram no último GRENAL. No mais, em nada pode o Grêmio reclamar, aliás, nem deste resultado de 4 a 1, pode o Grêmio reclamar.

Já estou até vendo os analistas comentando depois do dia 07/12:
- O Grêmio perdeu o título na derrota para o Goiás dentro do Olímpico;
- O GRENAL abalou o emocional do grupo que não teve forçar para reagir;
- O Roth estava tirando "leite de pedra";
- O grupo do Grêmio é limitado. Foi longe demais.

A verdade é que se o Grêmio não conseguir, foi porque o Grêmio não teve forças para suportar uma competição longa, equilibrada e, na hora da decisão, não foi competente para decidir. Essa é a impressão que tenho.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Na hora de decidir

Deu a lógica na rodada de ontem do Brasileirão. Como era possível prever, o Grêmio não teve forças para enfrentar o Cruzeiro dentro do Mineirão. Claro, os mineiros foram beneficiados com um gol antes do 1º minutos de jogo o que deu uma certa tranqüilidade para que o time pudesse administrar o restante da partida.

Gostei da escalação do Tricolor no jogo de ontem. O time parecia bastante ofensivo, sem temer o adversário. Isso no papel e antes do árbitro iniciar o jogo. Depois de sofrer o primeiro gol, o time buscou o empate de todas as formas. Pereira se machucou e o técnico Celso Roth colocou Perea. A partir disso o esquema mudou, o time passou a jogar no 4-4-2 muito ofensivo. O problema é que esqueceram de combinar com o Cruzeiro. Jogando recuado, Souza se ateve muita à marcação, apoiava pouco e não participou com efetividade da partida. Ao contrário, Felipe Mattione foi um lutador incansável do início ao fim da partida.

Por fim, resta concluir que o Grêmio perdeu porque o Cruzeiro ganhou. O time mineiro foi vibrante, organizado e objetivo. Defendeu-se muito bem e quando atacava levava muito perigo. O resultado foi justo e o campeonato embola definitivamente.

* * * * * * * * * * * * * * *
Estou percebendo que o Grêmio anda vacilando na hora de decidir. Time campeão não pode vacilar na hora da decisão. Nenhum jogador está se destacando e assumindo a responsabilidade de comandar as vitórias gremistas. Observo que no São Paulo a coisa é diferente. Hernanes tem sido um jogador fundamental e decisivo. Os paulistas chegam, a 6 rodadas do final, com pinta de que querem o TRI. Olha, vai ser difícil segurá-los.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Certo vs Errado II

No post anterior de mesmo título, acredito que eu tenha sido mal interpretado. Bom, vou pensar dessa forma, para não pensar que o vírus contaminou cérebros privilegiados da nossa sociedade.

O Armindo argumentou que se pode ir de Curitiba a Porto Alegre por diversas rodovias e nem por isso você está errado na sua escolha. A questão é que optando por qualquer rodovia que seja, você não estará prejudicando ninguém, não estará destruindo nada, nem estará invadindo o espaço de ninguém. Aí que mora o perigo.

Acho que eu também não fui feliz no exemplo que dei, citando a compra do tênis e da calça. Pessoas argumentaram que caso exista um grave problema de saúde em minha família e eu tivesse que optar em gastar o dinheiro nas calça/tênis ou no tratamento do familiar, o que eu faria? Por óbvio optaria por tratar o ente querido, mas não esqueceria, simplesmente, da conta que deixei para trás. Provavelmente, contataria a loja, argumentaria que estou com dificuldades, algo do gênero, se eu não fosse compreendido, pelo menos, não teria enganado ninguém.

Todo mundo sabe o que é certo. A questão não é por onde você vai para fazer a coisa certa, mas sim, fazer a coisa certa. O problema é que, as vezes, fazer o certo é muito mais difícil do que fazer o errado. É mais fácil mentir, esconder, dissimular do que encarar os fatos, expor seus pensamentos e vontades. Eu sei disso, todos sabemos. Não vou mudar o mundo, porque simplesmente não consigo nem mudar a mim mesmo. A questão aqui é meramente filosófica, sem pretensões maiores.

Reflitam, pensem. Talvez agora eu tenha sido mais claro ... vamos ver como repercute dessa vez.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Matemática

O Grêmio venceu o Sport por 1 a 0, ontem, no Olímpico. Fez a sua parte. A briga continua. Estão projetando 74 para o campeão, com isso, é necessário o Tricolor vencer 5 das 7 partidas que restam. Sinceramente? Duvido que isso aconteça. Basta ver que há o enfrentamento com Cruzeiro e Palmeiras longe de Porto Alegre, só aí são dois jogos que dificilmente o Grêmio somará pontos. Nos demais, tem Vitória, Coritiba e outros, ou seja, equipes encardidas que não vão se entregar na reta final do campeonato.

Das duas uma: Ou o Grêmio não atingirá os 74, logo, não será o campeão, ou será campeão com uma pontuação inferior a esta que está sendo projetada. Difícil prever alguma coisa a essa altura.

* * * * * * * * * * * * * * *

Fico me perguntando, se para o Grêmio ser campeão é necessário vencer 5 das 7 partidas que restam e estamos falando do líder da competição, imagina a projeção para as demais equipes que também sonham com o título? Tem alguma coisa estranha nessa matemática.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Bola aérea

Interessante como o futebol mundial evoluiu. Atualmente, não se admite mais um goleiro com menos de 1,80m, um centroavante de baixa estatura ou um zagueiro central que não tenha imposição pela altura. A história está aí para vermos que há pouco tempo atrás as coisas não eram bem assim. Romário tem 1,68m. Maradona mede 1,66m. E aí? Alguém discorda que estes foram dois dos maiores jogadores da história deste esporte?

Pois bem, entendo que a altura dos atletas tornou-se uma necessidade na medida que esta começou a ser exigida no futebol competitivo. Hoje formam-se equipes campeãs, gerações consagradas, tudo em cima da bola aérea e aí, claro, a necessidade de se ter jogadores que operem este belo expediente do futebol. Vou além, ainda é possível dizer que nenhuma equipe brasileira sabe explorar essa jogada na sua plenitude. Mas ela pode ser fatal, pode ser o diferencial.

A bola aérea é o segredo. Aquela equipe que se valer desta jogada estará, invariavelmente, acima das demais. E o segredo não é somente o perfeito posicionamento dos atletas dentro da área, mas sim, como estes atletas golpearão a bola quando da oportunidade de cabeceá-la. A jogada aérea é extremamente difícil de ser marcada, diria eu, que, quando executada com perfeição, é impossível anulá-la. Claro que ela envolve desde a perfeição do cruzamento, o preciso posicionamento na área, a leitura correta da trajetória da bola e, por fim, o golpe preciso e certeiro. Contudo, ainda acredito que o mistério gira em torno do domínio desta técnica, que poucos aprenderam a dominar ao longo dos tempos. Cabecear é para poucos.

* * * * * * * * * * * * * * *

Corinthians e Grêmio enfrentavam-se pelas quartas-de-final da Libertadores/96. O primeiro jogo no Pacaembu. O Tricolor vencia por 2 a 0 quando, no segundo tempo, houve um escanteio a seu favor. Arce preparou-se para a cobrança. Dentro da área, Jardel, um exímio cabeceador, era caçador por Bernardo, volante da equipe paulista. A bola foi alçada na área com extrema perfeição. Jardel buscou o seu encontro enquanto Bernardo lhe agarrava absurdamente pela cintura. Antevendo a trajetória da bola, o centroavante a golpeou com incrível violência. Gol. Bernardo continuava agarrado a sua cintura.

Lembram disso?

domingo, 19 de outubro de 2008

Ai, Celso Roth!

Nada mais me surpreende. Quando todos os resultados combinam e ajudam o Grêmio a distanciar-se na liderança do campeonato, claro, ele próprio tem que dar um jeito de complicar a sua trajetória. Perder para a Portuguesa? Lamentável!

Depois que a Lusa marcou o seu gol, no início do segundo tempo, era possível prever que o Tricolor não teria forças para buscar o empate. Desorganizado, falhando em lances infantis, errando passes de poucos metros e sem objetividade nenhuma, o resultado foi merecido. Não quero acreditar que a eleição presidencial tirou o foco do grupo gremista, poxa, mas perder para a Portuguesa, não tem explicação.

Parece que o Celso Roth não vai deixar o Grêmio ser campeão mesmo. De onde ele tirou Ortemann no lugar do Rafael Carioca? Ainda o empate não era um bom resultado para o Tricolor em SP. Só a vitória interessava. Por isso, penso que o grupo deveria ter buscado esse resultado incessantemente, mas não foi o que aconteceu. Time apático, sem vontade e recheado de erros primários.

Cadê o Reinaldo? O que ele fez para o Roth dar esse "chá de banco" nele? Perea, Morales e Soares não atam as chuteiras deste jogador que toda vez que atuou, marcou, as vezes impressionantes 3 gols em menos de 30 minutos.

Olha, Celso Roth, ninguém mandou tu plantar esperança nos corações gremistas. Agora queremos o título e tu não vai estragar tudo. O Grêmio vai buscar essa conquista apesar de ti e apesar do STJD.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Efeito suspensivo - transcrição

Processo nº 208/2008 – STJD
Recursos Voluntários

Fatos diversos veiculados por programa de televisão de larga aceitação resultaram em denuncia e subseqüente condenação dos atletas, Carlos Alberto Gomes de Jesus, Jorge Henrique de Souza, do Botafogo F.R., Rever Humberto Alves de Araújo, Richard Javier Morales Aguirre e Leonardo Renan Simões de Lacerda, do Grêmio Foot Ball Porto Alegrense, em partida realizada no Estádio Olímpico em Porto Alegre (RS).

O edito condenatório (certidão, p.32, ausente acordão) é alvo de tempestivos Recursos (que recebo) com pedidos de suspensão de seus efeitos.

Defiro o efeito suspensivo requerido por ambas as Agremiações e por seus atletas em face da presença do fumus boni iurus e do periculum in mora emergentes.

De fato.

Sem adentrar no exame crítico-valorativo das penas impostas, convenientes a juízo da Egrégia Comissão Disciplinar, não se pode afastar no exame da hipótese, afinalidade da pena que, segundo a melhor doutrina, é preventiva e emendativa.

As penas impostas e, no caso, até se abstratamente consideradas (se por prazo ou partida) não podem ter condão de, na prática, afastar os atletas considerados de fase decisiva do Campeonato, que implicaria em eliminação prática, até porque, as circunstâncias judiciais em presença, inclusive antecedentes, indicam a necessidade de uma segunda ótica antes que o decisum opere efetivamente.

É como fundamento o deferimento dos pedidos do efeito suspensivo, cujas judiciosas considerações são aqui acolhidas.

P.R.I.

Após, a Douta Procuradoria Geral de Justiça Desportiva.

Rio , 16 de outubro de 2008.

Dr. Virgílio Augusto da Costa Val
Vice Presidente no exercício da Presidência na eventual ausência do Presidente do STJD

* * * * * * * * * * * * * * *

Alguém conseguiu entender os motivos que levaram o Dr Virgílio a deferir o Efeito Suspensivo em favor dos atletas gremistas? Na verdade, ele baseou-se quase que exclusivamente em fundamentos processuais para justificar sua decisão. Cabe o esclarecimento aqui que os três jogadores não foram absolvidos, mas sim, como direi ... "responderão em liberdade" até um novo julgamento. Essa é a função do tal recurso, ou seja, solicita-se novo julgamento, em instância superior, e pede-se a liberação dos atletas até que esse julgamento ocorra.

Os fundamentos processuais fumus boni iurus (fumaça de bom direito) e periculum in mora (perigo de que os prejuízos causados sejam danosos e/ou irreversíveis) são argumentos que os magistrados usam quando despacham algum pedido liminar, cautelar. Ressalto que não foi avaliado o mérito da questão. O Dr Virgílio não julgou se os jogadores gremistas são ou não culpados pelos incidentes da partida em questão, ele simplesmente entendeu que, dada a gravidade do ocorrido, fazia-se necessário novo julgamento e, para evitar prejuízos maiores, os atletas deveriam continuar atuando até que este ocorra.

Acredito que no novo julgamento, Morales e Rever devam ser absolvidos ou pegar penas bem mais brandas. Já o zagueiro Léo deve ser suspenso, talvez não por 120 dias como foi no primeiro julgamento, mas ainda assim, com uma pena bem encorpada.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Soneto de fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinícius de Moraes

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

STJD

Ao ler, agora, o resultado do julgamento dos atletas gremistas pelo STJD, lembrei-me de um grande amigo, já no andar de cima, o Sgt Meireles. No dia 26 Nov 2005, dia da Batalha dos Aflitos, eu assistia o jogo em casa, quando começaram os incidentes da partida. Quatro jogadores gremistas expulsos, pênalti contra e muito tumulto. Enquanto tudo isso acontecia, o Sgt Meireles, muito colorado, me ligou:

- Vocês tem que expulsar mais um jogador para que o jogo acabe. Não tem mais o que fazer. O Grêmio tem que sair de campo.
- Tá, tá bom - respondi e desliguei.

Lógico que o Meireles não tinha interesse nenhum em ajudar o Grêmio, muito pelo contrário, ele queria só me azucrinar.

Depois que o Náutico errou o pênalti e o Andershow ainda empurrou um golzinho neles, óbvio, corri para o telefone sedento para extravazar minha euforia. Liguei para o Meireles e ele já sabendo do que se tratava, atendeu o telefone rindo:

- Fala, gremista!
- O Sr sabe pq o Náutico errou o pênalti?
- Não, por que?
- Porque o GRÊMIO é muito maior que o Náutico, muito maior que a Segunda Divisão, muito maior que esse árbitro de merda, muito maior que tudo. O GRÊMIO é IMORTAL. - e desliguei.

Contei toda essa história para lembrar do meu saudoso amigo e também para exemplificar o momento Tricolor. Podem suspender os jogadores, podem fechar os portões do Olímpico, podem prejudicar o time em campo, podem não marcar pênaltis ... podem fazer o que quiserem. Nada disso irá adiantar. O Grêmio é muito maior do que isso. O Grêmio é sempre, contra tudo e contra todos. Só estão dando munição para o IMORTAL. E a gente agradece todo apoio vindo do centro do País. Obrigado senhores juízes do STJD. Os senhores estão nos ajudando muito.

* * * * * * * * * * * * * * *

Eu sei de uma equipe que até hoje chora por causa do tal STJD. "Ai, ai, ai, o Sveiter nos prejudicou ... buá, buá, buá!!!". Na oportunidade eu comentava que quando um time de fora do Eixo RJ-SP resolve ser campeão brasileiro, ele tem que ser contra tudo e contra todos, porque sempre farão de tudo para tirar o título dessa equipe. Tem que ser assim. Sempre será assim. Quem não se adaptar chorará eternamente, como alguns.

Já dizia Benito Mussolini: "É melhor viver 10 anos como leão, do que 100 como cordeiro".

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Certo vs Errado

Já escrevi aqui neste espaço que só existe uma maneira de fazer a coisa certa: é fazer a coisa certa. Tudo que não for certo é errado. Simples, né? Nem tanto! Dada a condição pecadora da raça humana, diversas vezes, erramos, contamos mentiras, traímos, enganamos, roubamos e afins. Não quero acabar com as mazelas do mundo, não sou tão pretensioso, só quero deixar claro que o que é errado, por óbvio, não é certo.

Sei que existem milhões de desculpas para que as pessoas se comportem dessa ou daquela maneira. Mas, já dizia o velho e conhecido refrão que "um erro não justifica o outro". Os princípios que regem a NOSSA sociedade são claros quanto ao comportamento que devemos adotar em qualquer circunstância. Um exemplo: Se você comprar uma calça e um tênis em determinada loja, prometer pagar em 30 dias e não o fizer, é certo? Alguém aqui precisa consultar algum manual, alguma enciclopédia para saber que isso é errado? Aposto que não. E não adianta vir com conversinha fiada de que "o mundo isso, o mundo aquilo", "o que é certo para mim, pode não ser certo para você", sem essa.

Nada justifica o erro, a não ser a nossa condição pecaminosa, a nossa imperfeição. E, olha, não estou me baseando em ensinamentos bíblicos ou religiosos. Estou apenas dizendo o que todo mundo sabe, mas que, para justificar suas falhas, as vezes, parece que esquecem.

sábado, 11 de outubro de 2008

Não dá mais

Ainda foi desta vez que o Inter consegue ganhar fora de casa. Pela situação atual do Goias nada demais um empate, porem, pela situação do Inter foi um péssimo resultado, dando definitivamente adeus a um sonho da disputa da Libertadores no próximo ano.

O time não jogou mal, teve uma forte marcação do meio para traz, porém criatividade muito pouco do meio pra frente, até jogadores que não simpatizo jogaram bem como o Edinho. Mais uma vez a articulação inexistiu, Andrezinho é um jogador extremamente displicente, parece sem vontade de jogar, Daniel Carvalho parece que esqueceu como se joga, e isso nada tem a ver com condicionamento físico, mas sim técnica mesmo. O Tite inexplicavelmente insiste nessa formação, com um empilhado de volantes ficando um time muito recuado e forte na marcação, mas a criatividade deixa muito a desejar, já que sempre joga com os dois meio campistas abertos um na esquerda (D. Carvalho) e outro pela direita (Andrezinho) ficando, o Nilmar, isolado como sempre, mesmo ele sendo um jogador diferenciado e rápido nem sempre consegue criar muito já que sempre joga sozinho. Os laterais não sobem nem com reza e quando sobem é um horror nada da certo.

O gol do Inter foi uma jogada individual do Nilmar que em grande arrancada deixou o Andrezinho na cara do goleiro e dessa vez o dorminhoco fez.

A atuação do juiz foi desastrosa, marcou uma penalidade onde o Ricardo Lopes estava no mínimo a um metro do jogador, erro amador que poderia ter causado um prejuízo muito grande para o time, sorte que o Iarlei deu uma pancada tão grande que mandou lá na arquibancada.

Resta agora é torcer pela Sul Americana, mas ai vem o Boca, não vejo um mar calmo para a caravela colorada.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Mundo virtual

Se você parar para pensar, nunca admitiria que algo tão simples seria um sucesso estrondoso. Esse é o caso da página de relacionamentos "Orkut". Pense que em alguns anos atrás as pessoas não gostavam de expor sua vida da forma como fazem hoje, mostrando preferências musicais, profissão, paladar e uma infinidade de coisas. O que chama bastante atenção é que muitas pessoas mostram totalmente sua vida, como o endereço, o carro que possui a escola ou faculdade onde estuda, sua profissão, quantos filhos tem, qual a idade deles, entre outras. Não quero julgar se é certo ou não, só que esse tipo de coisa é totalmente contrária as atitudes que tomamos no cotidiano, na vida real, onde fechamos janelas, baixamos a cabeça para não ver quem está passando, nos trancafiamos em casas ou apartamentos fazemos seguros e mal dizemos o nome completo para o nosso vizinho de porta. Ainda existe um outro fator importantíssimo, se você não está na mesma sintonia da maioria você acaba por ser um excluído da sociedade virtual, ficando a margem dela em vários momentos, um exemplo são as associações de turma da UFSM, existem várias que possuem comunidades no Orkut, para postarem avisos gerais, então, se você não tem um perfil no orkut, não pode ler e por conseqüência não receberá os avisos, ficando excluído das informações do grupo.
Isso ressalta cada vez mais que estamos no olho de um furacão, etapa extremamente dinâmica do nosso mundo, a revolução tecnológica fez com que todos nós mudássemos hábitos antigos mudando a nossa "visão de mundo". Hoje o que é comum no mundo virtual, no mundo real é proibido. Por isso quando vejo falar pelos saudosistas que "não se fazem mais pessoas como antigamente" eu penso que eles não acordaram para o mundo, nós vivemos em sociedade e ela nunca pára, seus valores suas crenças estão sem movimento, só que como falei anteriormente estamos no olho do furacão, as mudanças no nosso estilo de vida estão muito aceleradas, sendo que devemos nos adaptar para conseguirmos sobreviver, caso contrário você se torna um dinossauro vivo perambulando em um mundo de ciborgues.

Líder, novamente

Beneficiado pela combinação de resultados, o Grêmio retomou, ontem, a liderança do Campeonato Brasileiro. Venceu o Santos, 2 a 0, e abriu 2 pontos de vantagem em relação ao Palmeiras.

E agora? Tudo continua na mesma. Restam 9 jogos para o fim do campeonato e nada está decidido, nem encaminhado. O Tricolor tem que tratar sempre o próximo jogo, como o jogo final, o jogo decisivo. Na próxima rodada encara a Portuguesa em SP. Um adversário fragilizado, mas que deu um imenso trabalho dentro do Estádio Olímpico no 1º turno. Jogando dentro da sua casa, a tendência é que triplique suas forças em busca da fuga da Série B.

O Palmeiras tem pela frente o São Paulo na próxima rodada. Um claśsico. Se vai vencer ou não, ninguém sabe responder, agora, se vencer, certamente se investirá de uma força descomunal em busca do topo da tabela, por isso o Grêmio não pode vacilar.

* * * * * * * * * * * * * * *

A respeito do jogo de ontem, quero confessar que fiquei preocupado com a atuação da defesa gremista. O time se posicionava no campo do adversário, combatia a saída de bola, mas toda vez que o Santos se desvencilhava da marcação, atacava com extremo perigo. Víctor fez defesas difíceis e importantes para garantir a vitória que só se consolidou aos 49min do 2º tempo, depois que Douglas Costa cobrou falta com muito veneno e, contando com a colaboração do goleiro santista, Soares marcou o 2º gol. Antes disso o jogo estava aberto e o Santos teve chances de empatar a partida.

Não sei como o Treinador irá escalar a equipe diante da Portuguesa. Tcheco volta e Douglas Costa, possivelmente, continuará no time titular. Pode ser que o treinador mude o esquema de jogo, retomando os laterais, jogando com dois zagueiros e, aí sim, escalando Rafael Carioca, Willian Magrão, Tcheco e Douglas Costa na meia, para fechar o ataque com Soares e Morales. Ou talvez, resolva surpreender, o que, partindo de Celso Roth é sempre uma temeridade.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A coisa mais irritante do mundo!

Com o advento da internet, a comunicação ficou mais rápida, a informação tornou-se quase instantânea, mas, como nada é perfeito, apareceram os vírus, as fraudes eletrônicas, as piratarias e outras coisas bastante preocupantes. Para esses tipos de coisas existem ferramentas que, funcionam ou não, estão aí para tentar coibir esse tipo de ação. Agora não existe ferramenta nenhuma para uma das coisas mais irritantes que existem na internet:A corrente via e-mail!

Credo, não tem coisa mais chata! Frases do tipo “ se não enviar essa linda mensagem para todos de sua lista...” por favor! Isso é um porre de vinho doce! Coisa mais enjoada! O pior que alguns são do tipo terrorista, “se não mandar, vai perder seu emprego”, ou “se não enviar uma pessoa da família vai morrer”! Mas o que é pior são as pessoas que te enviam, normalmente são grandes amigos e a gente nunca espera receber uma porcaria dessas, e ainda para piorar, você pode responder dizendo para não enviar mais que eles não estão nem ai, no outro dia está lá, “ repasse esse e-mail que a Motorola vai te dar um celular novinho”, não me entra na cabeça como as pessoas acreditam nessa besteira.

Em segundo lugar, estão as “lindas mensagens” (fico com raiva só de pensar). Vem coisas de Jesus, de uma infinidade de Santos, da Madre Tereza, de paisagens da Europa e até da pu$¨¨*&¨%#$a que o pa%¨&*(#@io!

Amanhã ao abrir meu e-mail tenho certeza que verei, correntes, lindas mensagens e outras coisas, mas a vida continua.

Ia me esquecendo, se não copiar este post colar em seu e-mail, e enviar para todo mundo que conhece, seu carro vai pegar fogo, a sua casa vai ser derrubada por um furacão e o Schirmer e a Yeda vão se reeleger mais 1000 vezes!

Prosas & poesias

Encontrei esse texto no blog Mafalda Mundi. Não sei quem é o autor. Uma leitura simples, com algumas verdades que muitas vezes esquecemos.

Amor não se implora, não se pede, não se espera ...
Amor se vive ou não.
Ciúmes é um sentimento inútil, não torna ninguém fiel a você.
Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para mostrar ao homem o que é fidelidade.
Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.
As pessoas que falam dos outros para você, vão falar de você para os outros.
Deus inventou o choro para o homem não explodir.
Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.
Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.
Amigos de verdade nunca se abandonam.
O carinho é a melhor arma contra o ódio.
As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.
Há poesia em toda a criação divina.
Deus é o maior poeta de todos os tempos.
A música é a sobremesa da vida.
Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente.
Filhos são presentes raros.
Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que abrem portas para uma VIDA melhor.
O amor... Ah, o amor! ... O amor quebra barreiras, une facções, destrói preconceitos, cura doenças... Não há vida decente sem amor!
E é certo, quem ama, é muito amado.

Tá, podem me chamar de melodramático, piegas, demodê, mas tenho certeza que todos balançavam positivamente a cabeça enquanto liam, não é?!

Have a nice day!

Projeções

Não sou daqueles que acha que o título brasileiro já é de alguém. Aliás, cabe o registro, que mesmo no período áureo do Grêmio, ainda assim, me contive em manifestar que a condição era favorável para a conquista. Hoje não é diferente, Palmeiras e Grêmio ponteiam a tabela, seguidos de perto por Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo.

Sobre as possibilidades, claro, elas existem, para qualquer uma das cinco equipes já citadas. Entendidos falarão que esse ou aquele tem vantagem. Bobagem. Todos estão em condições, praticamente, semelhantes para o título.

Toda essa minha análise baseia-se na lógica dos próximos confrontos. A não ser que a diferença técnica entre as equipes seja dois Saaras, não é possível prever, com exatidão, quem irá vencer, ou o que irá acontecer. O acaso, o imprevisto costuma visitar as principais praças de esporte do país. Vocês querem um exemplo? Cito quatro:

- O Grêmio recebe o Goiás, dentro do Olímpico, ainda na condição de líder isolado do campeonato. No primeiro turno, o Tricolor havia massacrado a equipe goiana dentre de sua casa, 0 a 3. Resultado final: GRÊMIO 1 x 2 Goiás;
- Inter e Santos, Beira Rio, primeiro turno. O Peixe, desesperado para sair da zona de rebaixamento, encara o "melhor plantel do Brasil" dentro de seus domínios. Resultado: INTER 0 x 1 Santos;
- Primeira rodada do campeonato brasileiro, o bicampeão São Paulo encara, no Morumbi, o estropiado Grêmio. Num lance bobo, Roger cava uma falta próximo a linha de escanteio. Ele mesmo alça a bola na área, Pereira sobe mais do que a zaga e marca. São Paulo 0 x 1 GRÊMIO;
- O mobilizado Palmeiras enfrenta o Sport Recife no Parque Antártica. Desesperado para alcançar o Grêmio na liderança, os paulistas sabiam que a vitória seria vital. O Sport, por outro lado, já garantido na Libertadores, joga de sangue-doce. Palmeiras 0 x 3 SPORT RECIFE.

Portanto, diante desse pequeno rememoramento de todos, afirmo que ninguém está autorizado a fazer qualquer projeção sobre quem será o Campeão Brasileiro 2008. Não. Pelo menos até o momento em que a matemática lhe autorizar.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eleições 2008 - resultados

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos que participaram da nossa enquete. Os números apresentados pela nossa modesta pesquisa refletiram perfeitamente o que o povo de Santa Maria disse nas urnas. Vejam só:

- O Prefeito eleito, César Schirmer (PMDB), recebeu nada menos do que 8 votos na enquete, o que representou 53% das intenções daqueles que passaram por aqui. No dia 5, Schirmer recebeu 80.989 votos, o que representou 51,30% do eleitorado santa-mariense.
- O candidato do PT, Paulo Pimenta, recebeu 5 votos na nossa enquete, 33% do total. Nas urnas, ele obteve 58.700 votos, 37,18% da preferência do eleitorado local.

No frigir dos ovos, constatamos que a pequena votação captada na enquete representou muito bem o que realmente aconteceu nas urnas santa-marienses.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Apresentação

O MySelf tem um novo integrante, trata-se do amigo Jonas. Resolvemos, por bem, convidá-lo para editar suas postagens conosco por um motivo bastante interessante: Ele será o contraponto, a visão do outro lado, a opinião diversa. Não pensem que, com isso, será sua missão discordar sempre. Não. O mais novo integrante terá a liberdade de postar o que quiser e expressar suas opiniões da maneira que achar mais conveniente.

No seu primeiro post, todos já perceberam sua preferência clubística (colorado, éca!). Com o passar do tempo, perceberão também suas preferência políticas, sociais, culturais (ele curte Amy Winehouse - O Espantalho). Como a maioria de suas opiniões divergem das minhas, pensei que seria uma boa fonte de debates, sem baixaria, até porque estamos começando a fazer a abertura política do Blog, claro, sem muitos exageros. Afinal, ainda penso como Luís XIV, ou seja, por aqui "L'État c'est moi" (O Estado sou Eu).

domingo, 5 de outubro de 2008

Quando chega a hora

Muitas vezes é triste, mas tudo na vida tem um fim. Lamentável ver alguém que você gosta, ou tem um sentimento especial, ir embora, mas essa hora sempre chega.
Olho o jogo do Internacional confortavelmente em minha cadeira favorita, tomando um chimarrão bem feito, na maior tranquilidade, aguardado o meu time emplacar a quinta vitória. Antes do início, vejo que Taison vai para o jogo, isso me agrada, pois faz tempo que quero ver esse guri jogando nessa função. Começa, o Inter vai para cima, tem um maior domínio de bola e eu feliz pensando "hoje vai dar". Todos jogam bem parece que seria outro chocolate. Ricardo Lopes cruza e o zagueiro faz contra. Agora não me resta dúvida, vai ser um "banho de bola". Quando de repente, não mais que de repente, uma bola boba, fácil, Clemer sozinho, lance que com certeza não acontecerá nada, porém, inexplicavelmente, ele faz uma "defesa em dois tempos", aí complicou. O zagueiro Índio está no chão e a bola bate em cima de sua perna e entra, nem nas redes a bola toca pois foi sem força alguma. O jogo empata e aí o Coritiba cresce, faz dois e as porteiras se abrem. Não vou comentar aqui a postura do time, tanto tática, técnica ou física, pois foi sofrível.
Para mim o lance do gol de empate foi marcante. A falha desmobilizou a equipe totalmente, tudo ficou bagunçado e o Coritiba tomou conta.
O Clemer foi, na minha geração, um ídolo. O goleiro que ganhou os maiores títulos do Internacional, mas se ele fosse mais inteligente aceitaria a condição que a idade impõe. Seus reflexos já não são mais os mesmos, suas saídas de bola, há muito tempo vem deixando os torcedores de cabelo em pé. Ele já está passando da hora de se aposentar, principalmente para que não seja lembrado como um frangueiro, e sim, como o confiável goleiro Campeão do Mundo.

sábado, 4 de outubro de 2008

Pastelão

O que que foi o gol de empate do Coritiba, hoje, no Couto Pereira? Uma comédia. Sim, e Clemer, mais uma vez, foi o personagem principal.

GRÊMIO 2 x 1 Botafogo

O Tricolor se reencontrou com a vitória dentro do Estádio Olímpico. Vitória importante e inadiável diante do Botafogo. O jogo foi bem "mais ou menos". Teve expulsões no fim do 1º tempo. Dirão que somente o Léo deveria ter sido expulso. Fiquei com essa impressão também, mas agora, vendo o Programa Troca de Passes do SporTV, vi que o Jorge Henrique foi para a disputa da jogada, já com o cotovelo na altura do rosto do Léo, que revidou. Como no futebol não existe legítima defesa, os dois foram para o chuveiro mais cedo.

O gol dos cariocas arrepiou a torcida gremista. Parecia um filme de terror. Mas a equipe teve sorte de empatar logo em seguida e conseguiu se impor diante do adversário, virando o placar no segundo tempo.

Douglas Costa foi uma grata surpresa. Isso serve para aqueles que cultuam aquele discurso de que jovens jogadores devem ser colocados aos poucos na equipe, para evitar que se "queimem", revejam seus conceitos. Jogador bom tem que ter personalidade. Douglas Costa é um bom jogador e mostrou muita personalidade hoje. Fez gol e cruzou a bola que resultou no gol de Rever.

A chance se mantém viva e as coisas começam a tomar contornos definitivos. Quem é, é. Quem não é, não é ... e não vai ser.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Eleições 2008

Estamos a 2 dias das eleições municipais. Domingo a população brasileira elegerá os prefeitos e os vereadores de suas cidades.
Interessante é que política se faz do mesmo jeito em qualquer lugar. Agora, as eleições municipais ganham contornos interessantes quanto à estratégia de cada candidato. Tem aqueles que são altamente populares em seus bairros, sorrisos, apertos de mão, foto com criancinha no colo, dá leitinho para gatinho desamparado. Almeja 2000 votos e não faz 300. Tem outros com cara de burguês-intelectual, profundo conhecedor da máquina pública, geralmente está abraçado em algum político renomado de seu partido, diz que é a única solução, mas enquanto esteve lá, teve seu nome envolvido com CPI disso, CPI daquilo.

E o partidos? Estes sim, perderam-se no tempo e no espaço.
Na época da Ditadura Militar, a Lei Falcão estabeleceu a existência de apenas duas legendas: a ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro). A primeira defendia os ideiais de situação do país, era a direita conservadora. O segundo representava a esquerda opositora, englobando nomes famosos da nossa política atual, mas ainda controlados pela situação. A ARENA virou PDS. O MDB, PMDB. Um ramo do PDS criou o PFL, atual DEM. Os esquerdistas convictos do PMDB criaram o PSDB, os loucos comunistas criaram o PT. Leonel Brizola criou o PDT baseado nos ideais de Getúlio Vargas e só. O resto é resto. O PTB, por exemplo, que identidade política ou ideológica tem? Nenhuma. Por isso que acaba reunindo aproveitadores. É fácil, não tem compromisso com nada, nem com ninguém, pode ser o que quiser.

Hoje não se pode mais falar que o partido A é liberal, e que o B cultua a social-democracia. Ninguém mais tem raízes ideológicas. Os partidos sem empilham aos milhares no TSE, cada ano surge um novo. Só como exemplo:
- Alguém sabe me apontar uma liderança do PTC (Partido Trabalhista Cristão)?
- Conhecem alguma cidade governada pelo PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro)?
- E o PRP (Partido Republicano Progressista), alguém conhece?

É, e no domingão tem de novo ... só peço uma coisa: Pense antes de apertar os números do teclado da urna.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Pão e Circo

No post "Mal intenCionado" o meu amigo Carlos Guilherme comentou acerca da burrice que é se desgastar torcendo por jogadores de futebol, sendo que eles pouco se importam com o seu sentimento. Em função disso passo a relatar uma história que aconteceu com um amigo há algum tempo.

"Depois de alguns meses longe de casa, Zeca recebe uma ligação fatal. Sua esposa queria o divórcio, jogando pela janela mais de 10 anos de matrimônio. Zeca sabia que aquilo aconteceria mais cedo ou mais tarde, seus amigos lhe advertiram de que Josefina não era "flor que se cheirasse". Ainda assim o pobre marido acreditava que poderia reverter esta situação. Pensava muito nos filhos e no resto de sentimento que nutria por sua esposa. Após a ligação, inconsolável ele me procurou. Descreveu cada detalhe da dita conversa e olhava para o chão como se tivesse medo de um possível julgamento meu. Era claro, na sua expressão, que ele não queria saber o que eu pensava a respeito, queria somente despejar a sua mágoa. Como bom amigo, ouvi atentamente toda sua história. No fim, já com os olhos marejados por lágrimas, ele criou coragem, levantou o rosto e disse:
- Só falta o Grêmio perder hoje para o Corinthians para o meu dia ficar completo!"

E aí, Carlos, o que dizer diante de tal situação?
O camarada perdeu a esposa, os filhos, a sua vida, mas ainda acreditava que o Grêmio poderia salvar o seu dia ... tem que rir para não chorar, não é mesmo?!

Nobody calls me chicken

Alguns devaneios ...

Tenho me concentrado muito na interpretação das atitudes humanas, no últimos dias. Sei que se trata de tema complicado, e que muitos estudaram toda vida para concluir que se trata de uma missão impossível. A convivência com cérebros privilegiados me faz crer que cada pessoa reage a um determinado problema de uma forma completamente distinta do outra.

Um exemplo: Conheço pessoas que passam por sérias dificuldades financeiras. Cheque sem fundo, cartão do banco estourado, limite do cheque especial se consumindo em juros, mas que têm o dom de deixar esses problemas dentro de seus escritórios e viverem suas vidas normalmente. Conheço outras, que por atrasarem um dia o pagamento da conta do telefone celular perderam a noite de sono.

Como disse, cada indivíduo reage de uma maneira distinta diante de adversidades idênticas, ou pelo menos, parecidas. Claro que problemas não se resumem à contas por pagar. A vida é tão complexa e o sistema é tão diverso que existem muitos outros obstáculos a serem enfrentados. Ainda assim os comportamentos variam de pessoa para pessoa.

Os nossos problemas são sempre infinitamente superiores do que os problemas do outros. Isso não é difícil de explicar, afinal, nós não sentimos os problemas alheios. Sei que alguns céticos irão me dizer que em meio a esse mundo capitalista e competitivo, isso é até uma forma de evoluir a espécie, uma vez que, somente os mais fortes sobreviverão. Será? Mas como você fará para distinguir quem é mais forte que quem? Fulano pode ser um belo aluno universitário, mas, por exemplo, não sabe se relacionar com as pessoas. Ciclano é um exímio comunicador, tem liderança, se relaciona muito bem, mas só fala português e mal consegue escrever duas linhas. E agora, quem é mais forte que quem?

Perguntinha difícil, hein JSS ...

* * * * * * * * * * * * * * *

A respeito do título. Bom, essa é uma célebre frase do personagem Marty McFly, de De Volta Para o Futuro. Olhei o filme ontem, pela milésima vez, e fiquei com ela na cabeça.
- Ninguém me chama de covarde (galinha)!

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Mal intenCionado ...

Causou-me surpresa ver como o post anterior provocou tantos comentários. Escrevi claramente que não aceitaria qualquer provocação colorada, e ainda assim vários vermelhinos se atreveram. Ainda tem o detalhe de que fui ameaçado, caso eu apaguesse os comentários, que queimariam o meu carro. Lamentável.

É sabido que as discussões sadias nascem de divergências de opiniões. O confronto de idéias é sempre bom. Difícil é quando se constrói uma certeza na sua cabeça sem ter noção que ela precisa estar alicerçada em algo. Bom, nesse caso não se trata de certeza, mas sim paixão.

Falo isso porque seguido ouço colorados comentando que o fulano tem que jogar, que o ciclano não pode vestir a camiseta do Inter e a conversa geralmente termina quando pergunto: Se você é colorado mesmo me diga quando foi que o Inter conquistou os três títulos nacionais? Para minha surpresa, invariavelmente eles respondem: Não sei! Lógico, a discussão acaba sempre aqui. Inadmissível um torcedor não saber quando que seu time obteve suas maiores conquistas. De vergonha, os vermelhos preferem encerrar o assunto.

Fica a dica. Se você for colorado, informe-se sobre as conquistas de seu clube, procure saber quem foram seus ídolos, conheça um pouco da história do Internacional antes de provocar os adversários. Pelo menos assim, sua paixão estará alicerçada em algum fato concreto e você não passará tanta vergonha.

domingo, 28 de setembro de 2008

GRENAL

Já adianto aos cardíacos, hipertensos, pessoas sensíveis que este post será muito pesado.

Primeiramente, eu quero responsabilizar três pessoas pelo fiasco do Beira Rio. A primeira, e não é choro de perdedor, é o árbitro da partida, Sr Evandro Rogério Roman. Parabéns direção colorada, os senhores conseguiram. Calma, eu explico. Tratava-se de um jogo igual, com ambas as equipes construindo situações em campo até que ... bom, até que este maluco aponta uma falta, que só ele viu, no D'Alessono, pelo lado esquerdo de ataque. Resultado: Bola alçada na área, no rebote, gol do Inter ... e isso eram apenas 4 min do 1º tempo. O segundo lance capital da partida, com participação direta da arbitragem foi no segundo gol do Inter. Não reclamo do toque de mão, mas sim de o árbitro autorizar aquela cobrança rápida daquele jeito. Aquilo não existe! Bom, daí a vaca foi pro brejo com corda e tudo.

Segundamente, o Sr Anderson Pico não é um jogador de futebol. Ele pode ser qualquer coisa, menos ala esquerdo do Grêmio. Hoje, ele teve 100% de aproveitamento. Errou todas, sem contar que deu o segundo gol de presente para os colorados.

E para finalizar, claro, não podia falar ele, o Grande, o inigualável, Celso Roth. Confesso que estava até nutrindo alguma simpatia por este profissinal, mas definitivamente, Roth, tu nasceu para perder. Aproveita e leva o Ortemann, o Pico e o Paulo Sérgio para a tua casa, quem sabe por lá, ele te ajudam na faxina, lavam a tua louça, sei lá, mas não me põe mais esses imprestáveis para vestir a camiseta do Grêmio. A tua escalação aleijou o Tricolor e as tuas substituições no intervalo foram piores ainda. FORA ROTH!

OBS.: Informo, de antemão, que qualquer comentário colorado, jocoso ou pertinente, será sumariamente apagado deste post. Não me interessa se existe ou não direito de se expressar nesse país, nem me interessa se eu sei ou não perder. Isso aqui não é uma democracia. Comentário de colorado será deletado. E só para finalizar - a exceção dos amigos - EU TENHO NOJO DE COLORADO!

sábado, 27 de setembro de 2008

Enquete

O pessoal está participando bem da nossa enquete. Legal. Uma pena é que as vezes aparecem os votos e, lógico, alguém votou, mas fica impossível saber quem é. Não que eu queira saber em quem as pessoas vão votar, só gostaria de ter uma idéia de quem está participando, mas se isso não for possível, não tem problema também, o que importa é que estão participando.
Valeu!

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Mesmo sob neblina ...

... não é que os "caras" conseguiram empatar o jogo aos 40min do 2º tempo ...
O ponto alto do jogo foi a expulsão de um jogador que se quer estava entre os 11 em campo. O cara estava no banco ... incrível.
Bom resultado no primeiro jogo fora de casa, agora basta um empate sem gols dentro de casa para seguir adiante na competição.
Com muito mais sorte do que juízo e com um golzinho marcado fora de casa embaixo do braço, todas as atenções, agora, se voltam para o clássico decisivo no domingo. Continuo achando que "eles" chegam em vantagem para este confronto.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Eleições municipais

As vésperas de mais uma eleição municipal, eu peço aos amigos, leitores e visitantes que deixem o seu voto na enquete do blog. Óbviamente que o voto, aqui, e em qualquer lugar, é secreto.
Portanto, quem votar em Santa Maria-RS, participe da nossa enquete para a Prefeitura Municipal de nossa cidade.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Dia da Primavera

Ano passado estive em Buenos Aires exatamente no dia em que começou a Primavera. Para celebrar a data, as pessoas, lá, se presenteiam com flores, nada mais simbólico para a ocasião.
Em lembrança ao agradável momento que tive lá e também para não deixar passar em branco tão notável ocasião, ofereço estas flores para o meu Amor, que foi minha parceira nessa bela "indiada" em território porteño.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Semana GRENAL

Estou impressionado com o estado de efervecência da torcida colorada nesta segunda-feira. Eles não conseguem controlar seus sorrisos com aquele ar de "eu falei".
O futebol é emocionante e apaixonante (como diria Maurício Saraiva) justamente pela sua inexplicabilidade (seria isso um neologismo?). Não raro a dita lógica tira umas férias e coisas inacreditáveis acontecem. Ainda assim, geralmente, pode-se prever o resultado de algumas partidas, tudo isso associado ao feeling do profeta de plantão.
Sejamos céticos. O que está acontecendo nesse momento?
Pois bem, o Grêmio é líder do campeonato com 50 pontos. O Palmeiras tem 49. O Inter é o 11º colocado com 39. Tudo pode acontecer. O Inter poderá, sim, chegar no G4. O que faz o sorriso ser incontrolável na face dos vermelhos é a atitude das equipes dentro de campo. O colorado emplacou uma seqüência de 3 vitórias consecutivas, o Grêmio, ao contrário, não vence desde o jogo contra o Vasco, no Olímpico. A queda de redimento é notável e todos os ânimos se baseiam nisso. Gremistas temerosos em ver a sua inatingível liderança sendo ameaçada pelo Palmeiras, às vesperas do GRENAL. E os colorados, rindo à-toa, com a real possibilidade de desbancar o arqui-rival justamente no confronto direto.
Isso que é engraçado. As realidades são completamente distintas. Um é líder com reais chances do título, o outro ocupação posição intermediária, sem muitas pretensões. Mas um lamenta resultados frustrantes e o outro ri, contente, com seus últimos triunfos.
Que esporte maluco.

domingo, 21 de setembro de 2008

Inter vs Vitória

Que penaltizinho sem vergonha, hein. Por favor!
E ainda tem gente reclamando, até hoje, que o Renan não fez pênalti no Rodrigo Mendes no primeiro GRENAL do ano.
O Clêmer é um sábio mesmo: "Estamos crescendo num momento importante da competição". O momento é realmente favorável aos colorados, não há como negar. Se o Inter vencer o GRENAL, não será surpresa nenhuma, acho até que isso deve acontecer mesmo, mas que o pênalti foi sem vergonha, ah, foi mesmo!

Rei dos empates

Ao final da 26ª rodada a coisa complicou de vez. A diferença do Grêmio, líder, para o Palmeiras, vice líder, é apenas um ponto. E a coisa não termina por aí. O Grêmio não é mais a equipe que mais venceu na competição, agora o time do técnico Wanderley Luxemburgo ocupa essa posição. Isso não significaria nada, se o número de vitórias não fosse o primeiro critério de desempate no campeonato.
O Grêmio empatou jogos demais. Seria melhor ter vencido uma e perder uma, do que empatar três.
Sobre o jogo contra o Atlético-PR, achei que o Grêmio foi merecedor da vitória, mas parou na sua própria incompetência. Não existe "goleiro em noite inspirada", existe "atacante em noite infeliz". Não quero tirar os méritos do Galatto, mas todas o Perea bateu dentro do "raio de ação" do goleiro atleticano. Nem vou comentar o tal pênalti aos 42 min 2º tempo.
E agora? Bom, agora a coisa ficou feia mesmo. O Tricolor tem GRENAL na próxima rodada e o Palmeiras sai para enfrentar o coitadinho do Náutico nos Aflitos. Penso, sinceramente, que a profecia de um sábio, colorado, lá do lugar onde eu trabalho, se confirmará: "Vocês vão perder a liderança no GRENAL!". É também estou achando isso. O Grêmio não vencerá o Inter no Beira Rio na próxima rodada.

sábado, 20 de setembro de 2008

Um Mundo a parte

Felizes são os ignorantes. Já escrevi sobre isso aqui neste espaço.
Se a realidade é tão cruel e tão perversa como se apresenta diariamente, talvez as pessoas não queiram saber dela. Seria direito de cada um poder ter essa opção. Todos somos livres? A gente se insere num contexto quase como a água que corre na tubulação de uma casa, por onde os tubos conduzirem a água vai, e vai ...
Escola, Universidade. Para quê? Para eu saber que tenho que trabalhar, pagar meus impostos e me submeter a uma força opressora? Para eu saber que não sou único, que existem outros iguais a mim e que o problema deles não me interessam? Para eu entender diariamente que por mais que eu lute, batelhe e me esforce o máximo que conseguirei serão anos disperdiçados, rugas na cara e um legado que sei lá se inspirará alguém?
Quem disse que é necessário sofrer para se entender alguma coisa? Quem falou que este é o modelo certo? Quem mandou o mundo girar neste sentido?
Se a liberdade é a propriedade de pensarmos, irmos e sermos o que quisermos, eu sinto informar, mas aqui, aqui todo mundo está enjaulado, enclausurado, trancado, fudido e mal pago.
Se vai desmanchar, para que construiur?
Se vai estragar, para que arrumar?
Se vai sujar, para que limpar?
Se vai esquecer, para que lembrar?
Se vai se arrepender, para que fazer?
Se vai acabar, para que começar?
Se vai voltar, para que sair?
Se vai morrer, para que nascer?

Onde foi parar?

Onde foi parar o respeito, a ética e os bons costumes?
Onde foi parar a humildade, a sinceridade e o amor ao próximo?
Onde foi parar a verdade, a dignidade e o ombro-amigo?
Onde foi parar a conversa franca, o olho-no-olho e a amizade?
Onde foi parar a responsabilidade, a consciência e a justiça?
Onde foi parar a decência, a vergonha-na-cara e a hombridade?
Onde foi parar a honestidade, o caráter e a compaixão?
Onde foi parar o perdão, a compreensão e a solidariedade?
Eu sei.
Na Puta que o pariu!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Projeções

A coisa ficou feia para os lados da Azenha. Esta derrota para o Goiás, dentro do Monumental, não estava prevista. Sabia-se que ela viria a qualquer momento, mas ninguém esperava que seria diante do Goiás e numa rodada onde tudo, absolutamente tudo, deu errado para o Grêmio. Em nenhum momento a diferença do Tricolor para o segundo colocado havia diminuido, pelo contrário, ela sempre se manteve estável e até aumentava. Agora a diferença caiu para 3 pontos, sendo que as duas equipes têm o mesmo número de vitórias (primeiro critério de desempate). Logo, se o Grêmio perder para o Atlético-PR e o Palmeiras vencer o Vasco dentro de casa, adeus liderança.
Penso que nada está perdido, bem pelo contrário. O Tricolor ainda não reagiu nesse returno do brasileirão, isso sim é necessário acontecer. Se não houver reação, não adianta ficar querendo projetar nada.
As pessoas andam dizendo que "quem perde para o Goiás dentro de casa não pode ser campeão brasileiro". Concordo, mas com uma ressalva: E quem perde para o Sport, por 3 a 0, dentro de casa, pode?
O campeonato é longo e resta ao Tricolor retomar o caminho das vitórias. Ficou complicado, mas ainda estamos na frente e, acredito, ainda é possível.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O valor de cada profissão

Um inspirado comentarista deste blog fez bela referência à acirrada competição que enfrentamos no nosso cotidiano. Concordo. O capitalismo estimula essas coisas e já se firmou em nossa sociedades.
Ouve-se sempre dizer que todas as profissões são honradas, ah, e são mesmo, o único porém é que talvez a nossa sociedade, ou a conjuntura, não pense assim. O que que vale mais hoje, um médico cardiologista ou um professor primário? Os dois desempenham funções importantes e significativas na nossa sociedade, só que um ganha R$ 800,00 por 40h/aula por semana e o outro, R$ 5.000,00 por uma cirurgia. Não adianta argumentar comigo que os médicos trabalham com a vida, e que a vida não tem preço. Isso é um argumento medíocre, capitalista e descarado de uma classe que, por saber da sua importância no contexto, impõe a sua vontade, diante do sofrimento dos outros. Menos, bem menos.
Desse jeito, podemos argumentar também que os advogados trabalham com a liberdade das pessoas e por isso podem cobrar o que quiserem, caso os absolva. Argumento porco, sem fundamento nenhum.
A crítica não é aos médicos ou aos advogados diretamente, mas sim a sociedade como um todo. Essas desigualdades devem ser combatidas na sua raiz e com força. Penso ser inadmissível a diferença de vencimentos entre classes com quase a mesma formação acadêmica. Ou vocês acreditam que um professor universitário graduado em Ciências Sociais, mestrado em Antropologia e Doutorado em Ciência Política estudou menos que um Juiz de Direito? Eu não acredito, ambos estudaram e se dedicaram muito e mereciam uma equivalência salarial. Claro, desempenham funções diferentes, cada uma com suas particularidades e responsabilidades, mas a argumentação é no sentido de que não podia ser tão grande o abismo. Só isso.
Por fim, quero salientar que respeito todas as profissões, sem exceção. Penso que todas deveriam ser valorizadas e respeitadas da mesma forma. Mas cabe a nós, cada cidadão entender isso e praticar isso, só assim as distâncias diminuirão e os profissionais terão o valor que merecem.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

7 anos depois

Ainda lembro o choque que foi quando os aviões atingiram as torres gêmeas em Nova Iorque, em 2001.
Na época, eu estava morando no Rio de Janeiro. Foi uma comoção geral, todos apavorados com a audácia dos terroristas em atacar o World Trade Center daquela forma.
Nova Iorque pára em todo 11 de setembro. Até admiro essa capacidade que os americanos têm em reverenciar e lembrar de seus "heróis" do passado. O mais interessante de tudo é que hoje, 7 anos depois, ainda não conseguiram pegar o tal Bin Laden. O cara é bom mesmo.

Paranóia

No senso comum, a paranóia caracteriza-se como uma dificuldade de relacionamento, a pessoa começa a achar que os outros estão sempre contra ela, é muito desconfiada, e esta caracterização do senso comum pode apontar, apenas, para pessoas inseguras. A paranóia é um quadro psicótico onde a pessoa descreve tramas contra si própria, onde há um sentimento de perseguição, a pessoa sente-se como se o mundo estivesse contra ela e tudo que acontece parece ser uma conspiração. Para o paciente paranóico, até mesmo familiares, amigos e vizinhos podem estar envolvidos na conspiração. A pessoa diz que as pessoas da rua, da televisão e do rádio falam mal dela, que fazem "macumba" contra ela e geralmente refere-se a gravadores, câmeras escondidas e outros aparelhos que a ficam vigiando em tempo integral. Mostrar a um paciente que tudo isto que ele relata é irreal, é uma atitude inútil, porque este tipo de avaliação errônea da realidade é um delírio. O paciente ainda apresenta outras complicações como alucinações auditivas, onde ouve vozes que ordenam coisas que o paciente sente-se incapaz de desobedecer. Alguns paranóicos podem negar que estão ouvindo vozes, mas se o profissional observá-lo cuidadosamente, pode surpreendê-los falando sozinho ou rindo sem motivo, como se estivesse ouvindo algo. O paciente pode se referir a uma perda do controle de seus atos e pode, também, interromper seu discurso ou começar a falar coisas sem sentido, sem conexão com o assunto anterior. Muitas vezes o paranóico pensa que os outros podem saber o que ele está pensando e tem a sensação de que seus pensamentos saem de sua cabeça como um alto-falante. Em alguns casos o paranóico pode até se tornar agressivo.
Alguém aí se identificou com o relato acima? Sejam bem-vindos ao clube.
Que eu sou doido eu sei, mas eu mesmo me trato.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Júlio César

Todos viram a resposta que o goleiro Júlio César deu ao saber que a Seleção Brasileira tinha sido criticada pelo Presidente Lula: "Ele deveria se mudar para a Argentina!"
Seria cômico senão fosse trágico. Sempre achei o Júlio César um bom goleiro, não mais que isso. Mas algumas atitudes dele me irritam profundamente. Até acho que qualquer um que criticar o Lula, sob qualquer ótica e sobre qualquer assunto, está fazendo um bem para o Brasil, portanto, não vou comentar a troca de "farpas" entre o goleiro e o Presidente. O negócio é o seguinte, vocês já repararam que toda vez que o Júlio César sai de campo e não está sendo entrevistado, ele procura algum de seus companheiros que estejam sendo, para um "fraterno" abraço na frente das câmeras? Comovente! Assim, no outro dia, ele será a última imagem do Globo Esportes, isso sem contar, que a noite, o Galvão se rasgará em elogios a ele, enaltecendo a "união desse grupo".
Para mim é exibicionismo puro. Ontem, após o jogo contra o Chile, enquanto o Ronaldinho concedia entrevistas, dava para observar o goleiro saindo do campo, ainda cheguei a comentar com alguém próximo, "quer ver que ele vai vir dar um abraço no Ronaldinho?". Não deu outra!
O Júlio César segue a risca o ditado: "Quem não é visto, não é lembrado". Não duvido que não largue o futebol para seguir carreira política. Se será um bom homem público eu não sei, mas que ele já tem aquela "vaselinagem" típica de caçadores de votos, ah, isso já tem.

sábado, 6 de setembro de 2008

No RJ

Depois de algum tempo, voltei ao Rio de Janeiro. Sério, continua a mesma coisa. As pessoas continuam iguais, os costumes iguais, as ruas são iguais e todos os problemas continuam ... iguais. Desde a época que morei aqui (lá), no RJ, cultivei uma incrível antipatia pela cidade. Pensei que o tempo tivesse mudado um pouco a minha opinião, estava enganado.
Para me ajudar, o Grêmio enfrenta o Fluminense, daqui a pouco, no Maracanã. E vocês sabem, gaúcho tem escrito na testa que é gaúcho. Basta um nativo te olhar para que venha o comentário: "Hoje vocês perdem pro Flu, nénão?". Nem tô muito interessado no resultado, claro que não gostaria de perder esse jogo, mas minha cabeça nem viajou comigo.
O motivo de eu estar aqui é nobre, não tinha como não ser, mas quem controla isso?

* * * * * * * * * * * * * * *

Tenho a impressão que o Grêmio não vencerá o Fluminense no RJ, mas gostaria que vencesse por dois motivos: Primeiro porque iria disparar na liderança, 8 pontos e segundo para tapar a boca desses colunistas dos jornais cariocas. Sinceramente, depois nós é que somos bairristas.

* * * * * * * * * * * * * * *

Você pensa que é esperto?
A lagartixa é muito mais!
Ela sobe na parede,
Coisa que você não faz!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Mal do Século

"Digam o que disserem, o Mal do Século é a solidão, cada um de nós imerso em sua própria arrogância esperando por um pouco de atenção (afeição)" - Renato Russo.
O Homem é uma criatura triste. Inserto e perdido dentro da sua própria arrogância, esquece de que não é Senhor da situação. E quem o é? Ninguém pode dizer, porque ninguém o é. Ele perdeu tempo, branqueou cabelos e criou rugas pensando onde tinha errado. Não foi difícil perceber que estava imerso em sua própria arrogância esperando por um pouco de atenção. Repensa cada ato de sua modesta vida. Percebe o quanto é pecador. Sabe que se quiser ser feliz por um instante deve vingar-se, mas se quiser ser feliz eternamente deve perdoar. A dúvida é cruel e constantemente sua mente é bombardeada por lembranças que lhe atordoam. "Por que?"
É a velha mania de achar que as coisas acontecem por acaso. Não, não acontecem. Conversa com um, conversa com outro, cada um lhe diz uma coisa diferente. Ninguém lhe dá uma certeza. Não há certezas. Certa feita prometeu solenemente: "Ninguém é digno da minha confiança". O tempo passou, as coisas mudaram e a tendência natural de se acomodar lhe atingiu frontalmente. Ele nem percebeu ... Todo dia ela faz tudo sempre igual, me sacode as 6h da manhã, me sorri um sorriso pontual e me beija com a boca de hortelã ...
Levou tempo para admitir que não era mais só. Não via que dormia ao lado da felicidade, do prazer e das respostas. Podia ser tarde.
Certo dia encontrou um sábio. Fez-lhe um pergunta simples: "Qual é o Mal do Século?". Esperando uma resposta cheia de enigmas, logo se percebeu que as coisas eram bem mais simples do que pareciam.
"As pessoas buscam prazeres e respostas nos locais mais improváveis e difíceis. Não há necessidade disso, elas estão ao alcance de nossas mãos. Para isso, basta se convencer que estes são os prazeres e as respostas que procuramos. E sempre o são. Se a sua vida começar a guinar por caminhos obscuros, simplesmente, sem motivos aparentes, é momento de parar e repensá-la. Você não está ganhando novas experiências, está perdendo velhas certezas.
De certo só existem duas coisas: A morte e que nada nem ninguém é insubstituível.
Forme seu caráter, cultive seus princípios, brigue pelos seus ideais. Não trapaceie. Seja leal e humilde. Cuide de suas certezas, tenha cuidado com novas experiências perigosas. Pondere. Pense nas conseqüências de seus atos e não esqueça que as suas respostas estão ao alcance de suas mãos."
Agora as coisas lhe parecem claras como a água. A verdade lhe abriu um rombo no peito. Sente-se pequeno, envergonhado, humilhado. Tem a sensação de que todos lhe apontam ... mas não, não lhe apontam. Olha para o relógio como se quisesse pular o tempo. Vê no calendário os dias que deixou para trás. A ferida está cicatrizando, mas ardeu de maneira que jamais pensou suportar. O Tempo não pára e ele é remédio para tudo.
É chegada à conclusão: O Mal do Século é a SOLIDÃO, cada um de nós imerso em sua própria ARROGÂNCIA esperando por um pouco de ATENÇÃO.

Pior do Mundo

Mais uma do Espantalho. O jornal britânico Daily Mail publicou que esta personificação da estupidez conseguiu tomar uma overdose em julho, quando fumou uma quantidade inumana de maconha e fez uso ainda da droga "crystal meth", em maratona que durou 36 horas. Segundo um amigo da cantora contou à publicação, ela teve "vômito incontrolável e alucinações".
As informações clínicas dela relatam que ela pode ter danos cerebrais irreversíveis, apresenta sintomas associados à esquizofrenia e os médicos chegam a temer que ela quebre seus ossos durante uma caminhada, de tão debilitado que está o seu corpo.

Moral da história: Quando você pensa que está mal, que está com problemas, procure se informar sobre a Amy Winehouse, tenho certeza que sua moral irá às alturas.

domingo, 31 de agosto de 2008

O Grêmio continua líder

Lá se vão 10 rodadas e o Grêmio continua liderando o Campeonato Brasileiro. Mantém a diferença de 5 pontos para o segundo colocado, o Palmeiras. Hoje, venceu o Vasco, em casa, por 2 a 1.
O Inter perdeu para o Sport Recife e ocupa a 11ª colocação.
Começo a acreditar que o título é possível, não gosto desse sentimento, mas é difícil brigar contra os fatos. Pode ser que ali adiante o Grêmio saia da liderança, pode ser também que não seja o campeão, o que irá frustar toda a sua torcida, mas a sensação é boa e que estamos (sim, estamos. Sou gremista, e daí???) desejosos pela Taça, isso ninguém pode negar.
Por fim, sinto uma leve decadência na mecânica gremista. Venceu o Vasco, é verdade, mas faltou alguma coisa. Penso que esse novo centroavante acrescentará qualidade ao bom ataque Tricolor.
Como seria bom vencer o Fluminense no RJ na próxima rodada. Seria mesmo, mas não sei não. É difícil vencer lá, ficaria contente com um empate.

Já vai tarde AGOSTO/2008

Que mês fudido! Graças a Deus que terminou. Já que os chineses gostam tanto do número 8, que peguem 08/08 e enfiem em suas narinas. Que venha setembro, dia da independência, desfile na Av Medianeira, dia do gaúcho, campeonato de Truco no CTG ... e por aí afora.

Basta!

* Você sabe o que é basta? *
* É a mulher do basto? - CHAVES *
Chega de blog politicamente correto. Chega de conversinha fiada, de análises detalhadas, de palavras pensadas e colocadas. Aqui, agora, é Terra de Ninguém. Tenho lido muita coisa boa por aí, tenho me inspirado e resolvi que daqui por diante as coisas irão mudar. Não vou deixar o futebol de lado, só darei mais espaço para as coisas da vida. Temos que rir mais. E o resto? O resto que se foda!!!

Em tempo: Este foi o primeiro palavrão publicado neste espaço.

sábado, 30 de agosto de 2008

Chuta que é macumba

Deus do céu, só de ver uma foto dessas, já extingue qualquer possibilidade de eu vir a escutar o som desse espantalho de milharal. Esses fotógrafos querem tirar foto pra quê? Espantar baratas? De brinde, acabaram levando um roundhouse kick estilo Chuck Norris ...

Como ser popular no Orkut

Essa merece ...

Vou ensinar agora a receita do sucesso orkutiano.
Essa é pra você leitor ou leitora, que está cansado de ser só mais um, sem popularidade e com meia dúzia de amigos e fãs. Siga a risca essas dicas e seja alguém importante no mundo.
Alguém popular no mundo virtual!
- Seja feio.
- Seja um qualquer na vida real.
- Tire 1000 fotos em ângulos que não ressaltem sua feiúra.
- Dessas 1000 fotos, você precisa ser competente o bastante para selecionar umas 10 que você pareça ser quem você não é, ou seja, que dê a entender que você é bonito - essa é a parte mais difícil do caminho da popularidade.
- Das 10 selecionadas, você coloca a melhor no avatar do orkut - precisa ser uma foto mágica do tipo que faria a Dercy Gonçalves ser confundida com a Angelina Jolie.
- As outras você coloca no álbum, mas deixe apenas visível para amigos - isso irá atiçar a curiosidade de seus fãs que ficarão obsessivos para serem seus amigos e poderem ver o que poucos mortais possuem o privilégio.
- Entre em 999 comunidades fúteis e com mais de 50 mil pessoas.
- Saia adicionando todo mundo que você não conhece até ficar com 999 amigos.
- Quando lotar, escreva no seu perfil "PPeRfiiuuu LOtaaDuhH!!! SoHh ADD coNHeciDuXX, PurrFaVooRr Naumm InSIstaH!!"
- Pronto, agora é só curtir a glória.

* * * * * * * * * * * * * * *

By http://urtigaprasalada.blogspot.com

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Recado ...

... aos que não casaram,
aos que vão casar,
aos que acabaram de casar,
aos que pensam em se separar,
aos que acabaram de se separar e
aos que pensam em voltar ...
Não existem vários tipos de Amor, assim como não existem três tipos de saudades, quatro de ódio, seis espécies de inveja. O Amor é único. Como qualquer sentimento, seja ele destinado a familiares, ao cônjuge ou a Deus. A diferença é que, como entre marido e mulher não há laços de sangue, a sedução tem que ser ininterrupta. Por não haver nenhuma garantia de durabilidade, qualquer alteração no tom de voz nos fragiliza, e de cobrança em cobrança, acabamos por sepultar uma relação que poderia ser eterna.
Casaram. Te amo pra lá, te amo pra cá. Lindo, mas insustentável. O sucesso de um casamento exige mais do que declarações românticas. Entre duas pessoas que resolvem dividir o mesmo teto, tem que haver muito mais do que Amor, e às vezes, nem necessita de um Amor tão intenso. É preciso que haja, antes de mais nada, RESPEITO. Disposição para ouvir argumentos alheios. Alguma paciência ... Amor só, não basta. Não pode haver competição. Nem comparações. Tem que ter jogo de cintura, para acatar regras que não foram previamente combinadas. Tem que haver bom humor para enfrentar imprevistos, acessos de carência, infantilidades. Tem que saber levar. Amar só é pouco. Tem que haver inteligência. Um cérebro programado para enfrentar tensões pré-menstruais, rejeições, demissões inesperadas, contas para pagar. Tem que ter disciplina para educar filhos, dar exemplo, não gritar. Tem que ter um bom psiquiatra. Não adianta, apenas, amar.
Entre casais que se unem, visando à longevidade do matrimônio, tem que haver um pouco de silêncio, amigos de infância, vida própria, um tempo pra cada um. Tem que haver confiança. Certa camaradagem, às vezes fingir que não viu, fazer de conta que não escutou. É preciso entender que união não significa, necessariamente, fusão. E que amar somente, não basta.
Entre homens e mulheres que acham que o AMOR É SÓ POESIA, tem que haver discernimento, pé no chão, racionalidade. Tem que saber que o Amor pode ser bom, pode durar para sempre, mas que sozinho não dá conta do recado. O Amor é grande, mas não são dois. Tem que saber se aquele Amor faz bem ou não, se não fizer bem, não é Amor. É preciso convocar uma turma de sentimentos para amparar esse Amor que carrega o ônus da onipotência. O Amor até pode nos bastar, mas ele próprio não se basta.
Um bom Amor aos que já têm!
Um bom encontro aos que procuram!
E felicidades a todos nós!

Down em mim

Vou esquecer
Pois nessas horas pega mal sofrer
Da privada, eu vou dar com a minha cara
De idiota, burro, estúpido, pintada no espelho
E me lembrar, sorrindo, que o banheiro
É o divã de todos os bêbados.
(Cazuza)

sábado, 23 de agosto de 2008

Elas merecem ...

O nossa seleção feminina de futebol teve que amargar, mais uma vez, injustamente, a medalha de prata nas Olimpíadas. Mas a garra, a vontade e a entrega de cada jogadora, em campo, foi comovente. Que sirvam de exemplo para seus pares e subordinados.


Na minha opinião, a mais emocionante e merecida medalha para o Brasil. Maurren Maggi é um exemplo de superação. Uma vencedora, no sentido mais amplo dessa palavra. Um salto dourado de 7,04m e a inédita medalha de ouro no atletismo feminino. Tinha que ser ela.



A brasileira Natália Flavigna foi uma lutadora, do início ao fim. Esta é a Olimpíadas das mulheres brasileiras e ela é muito merecedora da nossa homenagem. Bronze no Taekwondo.



E as meninas do vôlei? Quem foi que falou que o Brasil é o país do futebol? Não é, nada. É o país do vôlei, o melhor vôlei do mundo. Esta seleção comeu o pão que o diabo amassou, deu a volta por cima e conquistou o título inédito. Emocionante. Elas merecem, junto com o seu treinador, o bi campeão olímpico, José Roberto Guimarães.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Dessa vez ...

... eu acertei. Acreditava que o Grêmio perderia para o Flamengo na Maracanã e foi o que aconteceu. Como a rodada foi totalmente benéfica para os gaúchos, a vantagem permanece inalterada: 5 pontos. Tava dando sorte fazer previsões contrárias, mas a fase (minha) tá tão braba que até isso deu errado ...

* * * * * * * * * * * * * * *

Em tempo: o recesso parlamentar finda-se nesse momento. Achei que demoraria mais, mas parece que a tempestade tá passando.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

AVISO

Por estar enfrentando delicados problemas pessoais e, com isso, um total vazio criativo, informo que este blog decretará recesso parlamentar por tempo indeterminado. Espero logo voltar a comunicar neste espaço.

* * * * * * * * * * * * * * *

Em tempo: Acredito que hoje o Grêmio não terá forças para vencer o Flamengo. Deve perder depois de longas cinco rodadas com vitórias.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Que Dunga?

Alguém aí acreditava nesta seleção que o Dunga levou para Pequim? Tá, eu até acreditava, mais pelas cinco estrelas que estão encravadas em cima do símbolo da CBF, do que por acreditar no trabalho que tenha sido feito para buscar o ouro (pela milésima vez).
O Dunga nunca foi técnico. Olha, sei que serei apedrejado, mas, para mim, ele nunca foi jogador também. Ele se enquadra naquelas figuras que, por algum motivo, estiveram no lugar certo na hora certa. Não sei o que falta para tirarem ele do comando da seleção, talvez a assinatura de alguém. Entreguem logo uma caneta para o Ricardo Teixera.

* * * * * * * * * * * * * * *

E o "Amarelinho" Gaúcho? Triste ver um jogador com tanto potencial, simplesmente, sucumbir. Plantado no lado esquerdo do ataque, era, literalmente, um vegetal. Burocrático, lento, óbvio.
E o amigo do Robinho, o Diego? Uma vergonha, baita enganador.
Só falta agora crucificarem o Lucas, única exceção, por ter sido expulso depois de o jogo estar 2 a 0. Para mim somente ele e o lateral esquerdo, Marcelo, se salvaram.
Messi e Riquelme agradecem.

domingo, 17 de agosto de 2008

Returno, 1ª rodada

O Grêmio fez aquilo que se esperava dele, venceu. Este era um jogo chave, pois em nenhum momento do campeonato o Tricolor conseguiu abrir 5 pontos do segundo colocado. Na primeira rodada do returno essa era a diferença para o Cruzeiro, momento, talvez, para um relaxamento natural da equipe. Pois não foi. Mesmo com "gordura" para queimar, o Grêmio subjulgou o São Paulo dentro do Olímpico, venceu, com um gol ilegal, é verdade, mas venceu. Poderia ter feito 2 a 0, mas no fim, o que valeu foi a conquista de mais três pontos e a permanência na liderança e com a mesma diferença (5 pontos) para o 2º colocado. O Tricolor segue firme. Sai agora para duas partidas longe do Olímpico, seria importante a conquista de alguns pontos nessas próximas rodadas para que a liderança permaneça consolidada.

* * * * * * * * * * * * * * *

Na época da ARENA e do MBD, uma frase ficou célebre no futebol brasileiro: "Onde a ARENA vai mal, mais um time no Nacional". Era uma referência política. Nos locais onde o governo (ARENA) perdia força, misteriosamente, um time daquela localidade, ascendia a Série A do Brasileiro. O campeonato chegou a ter 84 equipes na 1ª divisão, em função dessa escandalosa manobra do governo.
Hoje os tempos, graças a Deus, são outros. Mas por incrível que pareça, a frase não está tão fora de moda, apenas necessitando de alguns ajustes: "Se o seu time vai mal, chame o Internacional". O colorado saberá como reanimar sua equipe, principalmente se ela estiver próxima da zona de rebaixamento. Incrível. Vasco 4 x 0 Inter.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Sobre o GRENAL

Eu não pude ver o jogo. Somente analisei as entrevistas dos treinadores e as informações veiculadas na imprensa do estado. Sinti um ar de frustração por parte dos colorados e um alívio por parte dos gremistas, claro, não podia ser diferente.
Nando Gross, comentarista da Rádio Gaúcha, acerca do GRENAL 371: "O Grêmio foi bem inferior ao time líder do Brasileirão, o Inter foi melhor no clássico, mas jogou com sua força máxima contra os reservas gremistas. O Grêmio sai ileso e o Inter mostrando que ainda está muito longe de ter uma equipe de futebol".

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Grenal - Copa Sul-americana

Pouco se sabe a respeito das equipes que entrarão em campo, hoje a noite, no primeiro GRENAL eliminatório da Copa Sul-americana. De certo, somente, é que a equipe gremista não será composta por seus habituais titulares. Ontem, o Inter treinou com os portões fechados, no Beira Rio. Tenho a sensação que o técnico Tite irá apresentar alguma surpresa no jogo de hoje, se pudesse, apostaria em três zagueiros. Todos sabem que o Grêmio vem jogando no 3-5-2 e acredito que o Inter tentará neutralizar o Tricolor aplicando-lhe o contra-veneno no mesmo esquema.
Sobre o resultado, acredito que o Inter deva vencer o clássico com alguma folga. O Grêmio, claramente, abriu mão desta competição em detrimento ao Campeonato Brasileiro. Já para os colorados, vencer hoje pode significar uma sobrevida na auto-estima arranhada pelos últimos resultados no campeonato nacional. As motivações são distintas e por isso, aposto no Inter, hoje, no Beira Rio.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Bairrismo

É desagradável assistir aos programas esportivos do centro do país e escutar "renomados" comentaristas esportivos ainda relutando em reconhecer no Grêmio a maior potência, NO MOMENTO, neste campeonato. O que falta o Tricolor fazer? É o melhor ataque e a melhor defesa. Foi a equipe que mais venceu (12 vitórias sendo 5 fora de casa). Tem 5 pontos a mais que o vice líder Cruzeiro e, por fim, marcou 20 gols longe do Olímpico. É uma campanha estupenda, inacreditável.
Ainda que os números sejam tentadores, não acho que o Grêmio será o campeão brasileiro, eu acho que existem chances, mas haverão tropeços e derrotas e os concorrentes estarão sempre alertas para se encaixarem nessa vaga. Por isso considero difícil a conquista do título. E eu sei, que, assim como eu, vários cronistas esportivos do EIXO RJ-SP também pensam e torcem assim. Porque não é possível, diante de uma campanha irrepreensível destas, ainda alguém lembrar e destacar, por exemplo, que o Botafogo fez a melhor campanha dentro todos nas últimas 4 rodadas. Ou então, um desinformado dizer que o Bruno, goleiro do Flamengo, é o melhor goleiro disparado do Brasil. Esse cara, com certeza, não anda vendo os desempenhos do Víctor.
A guerra, pelo jeito, continuará. Deixa eles, deixa que continuem festejando o grande líder da Série B.

Errei de novo ...

mas eu não presto para fazer previsões mesmo!
- Atlético MG 0 x 4 GRÊMIO;
- Portuguesa 2 x 1 CRUZEIRO.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Previsões, de novo

Acredito que o Grêmio não seja o "campeão" do turno neste campeonato brasileiro, para isto, basta analisar a última rodada.
O Tricolor sai para enfrentar o Atlético-MG. Jogo encardido e difícil. Depois da vitória do Galo em Santos, não duvido que o Grêmio seja a próxima vítima.
O Cruzeiro joga em São Paulo diante da modestíssima Portuguesa. As chances do time de Adílson Batista ganhar são reais, principalmente depois do passeio que deram no Inter, ontem, em MG.
Se o Grêmio empatar e o Cruzeiro vencer, ambos irão a 39 pontos. O detalhe é que o time de Minas Gerais tem uma vitória a mais, este que é o primeiro critério de desempate neste campeonato e, logo, alcançaria a liderança na tabela.
Portanto, só uma vitória segura o Grêmio na ponta. Eu não acho que ser o "campeão" do turno signifique muita coisa, aliás, não passa de simbolismo. Virar o campeonato na frente é apenas uma forma de mostrar, para si e para os demais, que a equipe é capaz, só isso, mas que seria bom, ah, isso seria.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Logística olímpica

Faltam 3 dias para a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de 2008. O esporte é realmente fascinante. Penso na experiência gratificante que deve ser para os atletas conviverem com outros atletas, de outras modalidades, de outros países, na Vila Olímpica. E como será que funciona o sistema de alimentação de todos os envolvidos com os jogos? Será que cada país é responsável pela sua delegação? E toda a logística de deslocamento, espaço para treinamentos, área com internet e telefones, afinal todos querem e precisam falar com suas famílias, amigos, patrocinadores nos seus países. Os atletas são remunerados para estarem representando seus países? Quem os paga? Uma medalha representa alguma quantia em dinheiro paga pelo Comitê Olímpico Internacional? Gostaria de saber isso tudo.
E para a imprensa? Essa logística deve ser multiplicada por 1000. Quantos canais, quantas rádios, quantas agências, sites, revistas, jornais, do mundo todo, neste momento, estão em solo chinês para a cobertura das Olimpíadas. Essas pessoas precisam se deslocarem, precisam de comunicação com seus países, precisam comer, precisam dormir ... enfim. Alguém tem que pensar em tudo isso. O local tem que permitir e oferecer toda esta estrutura, claro.
Outro dia vi o Tande, medalha de ouro em Barcelona/92, falando que onde estava hospedado na Vila Olímpica, ele era vizinho de apartamento das estrelas do basquete norte-americano Michael Jordan e Magic Johnson. Sem dúvida uma experiência fantástica, coisas que só o esporte pode proporcionar.