terça-feira, 5 de agosto de 2008

Logística olímpica

Faltam 3 dias para a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de 2008. O esporte é realmente fascinante. Penso na experiência gratificante que deve ser para os atletas conviverem com outros atletas, de outras modalidades, de outros países, na Vila Olímpica. E como será que funciona o sistema de alimentação de todos os envolvidos com os jogos? Será que cada país é responsável pela sua delegação? E toda a logística de deslocamento, espaço para treinamentos, área com internet e telefones, afinal todos querem e precisam falar com suas famílias, amigos, patrocinadores nos seus países. Os atletas são remunerados para estarem representando seus países? Quem os paga? Uma medalha representa alguma quantia em dinheiro paga pelo Comitê Olímpico Internacional? Gostaria de saber isso tudo.
E para a imprensa? Essa logística deve ser multiplicada por 1000. Quantos canais, quantas rádios, quantas agências, sites, revistas, jornais, do mundo todo, neste momento, estão em solo chinês para a cobertura das Olimpíadas. Essas pessoas precisam se deslocarem, precisam de comunicação com seus países, precisam comer, precisam dormir ... enfim. Alguém tem que pensar em tudo isso. O local tem que permitir e oferecer toda esta estrutura, claro.
Outro dia vi o Tande, medalha de ouro em Barcelona/92, falando que onde estava hospedado na Vila Olímpica, ele era vizinho de apartamento das estrelas do basquete norte-americano Michael Jordan e Magic Johnson. Sem dúvida uma experiência fantástica, coisas que só o esporte pode proporcionar.

Nenhum comentário: