terça-feira, 14 de outubro de 2008

Certo vs Errado

Já escrevi aqui neste espaço que só existe uma maneira de fazer a coisa certa: é fazer a coisa certa. Tudo que não for certo é errado. Simples, né? Nem tanto! Dada a condição pecadora da raça humana, diversas vezes, erramos, contamos mentiras, traímos, enganamos, roubamos e afins. Não quero acabar com as mazelas do mundo, não sou tão pretensioso, só quero deixar claro que o que é errado, por óbvio, não é certo.

Sei que existem milhões de desculpas para que as pessoas se comportem dessa ou daquela maneira. Mas, já dizia o velho e conhecido refrão que "um erro não justifica o outro". Os princípios que regem a NOSSA sociedade são claros quanto ao comportamento que devemos adotar em qualquer circunstância. Um exemplo: Se você comprar uma calça e um tênis em determinada loja, prometer pagar em 30 dias e não o fizer, é certo? Alguém aqui precisa consultar algum manual, alguma enciclopédia para saber que isso é errado? Aposto que não. E não adianta vir com conversinha fiada de que "o mundo isso, o mundo aquilo", "o que é certo para mim, pode não ser certo para você", sem essa.

Nada justifica o erro, a não ser a nossa condição pecaminosa, a nossa imperfeição. E, olha, não estou me baseando em ensinamentos bíblicos ou religiosos. Estou apenas dizendo o que todo mundo sabe, mas que, para justificar suas falhas, as vezes, parece que esquecem.

2 comentários:

Jonas disse...

É Impressionante como certas pessoas simplificam o mundo. E você é uma delas, tudo é fácil, tudo é simples, mas te pergunto uma coisa, existe algo tão simples assim na vida cotidiana? O exemplo da compra é ótimo para ilustrar, se compra deve pagar certo? Se alguem importante ficar doente e você só tem o dinheiro para o remédio o que você faz? Tenho certeza que você no alto da sua "condição imaculada e perfeita" irá pagar os seus débito não é? Por favor não seja hipócrita, esse papo somente convence aqueles que só enxergam a sua condição e o mais perfeito é aquilo que eles fazem.
Perigoso esse pensamento, Hitler tinha algo semelhante em mente.. não esqueça.
E como dizia o Mestre Raul
"Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo"
Pense um pouco...

Armindo disse...

Para eu estar certo você não precisa estar errado.

Era tão bom quando só existia o preto e o branco, o cinza era desconhecido ou "não praticado", mas hoje temos uma gama enorme de "cores" que faz de nosso dia a dia um arco-íris.

Eu posso ir de Curitiba a Porto Alegre por várias rodovias e todas me levam ao destino.
Posso ir pela BR-101 - litoral, pela BR-116 pelo centro dos estados (PR,SC e RS)e posso ir pela BR-476, pelo oeste. São as principais rodovias que ligam o PR ao RS.

Mas qual a mais certa? No meu entender essa é o "X" da questão.
Qual a melhor opção??
Vai depender dos meus objetivos, mas considerando apenas números a que percorrerei menor quilometragem será pela BR-101, levarei menos tempo e gastarei memos combustível para lá chegar.

Quanto ao comentário do Jonas gostaria de lembrar que o excesso de crédito é que está levando a essa crise que estamos vivenciando.

Armindo