quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Mundo virtual

Se você parar para pensar, nunca admitiria que algo tão simples seria um sucesso estrondoso. Esse é o caso da página de relacionamentos "Orkut". Pense que em alguns anos atrás as pessoas não gostavam de expor sua vida da forma como fazem hoje, mostrando preferências musicais, profissão, paladar e uma infinidade de coisas. O que chama bastante atenção é que muitas pessoas mostram totalmente sua vida, como o endereço, o carro que possui a escola ou faculdade onde estuda, sua profissão, quantos filhos tem, qual a idade deles, entre outras. Não quero julgar se é certo ou não, só que esse tipo de coisa é totalmente contrária as atitudes que tomamos no cotidiano, na vida real, onde fechamos janelas, baixamos a cabeça para não ver quem está passando, nos trancafiamos em casas ou apartamentos fazemos seguros e mal dizemos o nome completo para o nosso vizinho de porta. Ainda existe um outro fator importantíssimo, se você não está na mesma sintonia da maioria você acaba por ser um excluído da sociedade virtual, ficando a margem dela em vários momentos, um exemplo são as associações de turma da UFSM, existem várias que possuem comunidades no Orkut, para postarem avisos gerais, então, se você não tem um perfil no orkut, não pode ler e por conseqüência não receberá os avisos, ficando excluído das informações do grupo.
Isso ressalta cada vez mais que estamos no olho de um furacão, etapa extremamente dinâmica do nosso mundo, a revolução tecnológica fez com que todos nós mudássemos hábitos antigos mudando a nossa "visão de mundo". Hoje o que é comum no mundo virtual, no mundo real é proibido. Por isso quando vejo falar pelos saudosistas que "não se fazem mais pessoas como antigamente" eu penso que eles não acordaram para o mundo, nós vivemos em sociedade e ela nunca pára, seus valores suas crenças estão sem movimento, só que como falei anteriormente estamos no olho do furacão, as mudanças no nosso estilo de vida estão muito aceleradas, sendo que devemos nos adaptar para conseguirmos sobreviver, caso contrário você se torna um dinossauro vivo perambulando em um mundo de ciborgues.

2 comentários:

Douglas disse...

E quem foi que disse que esse é o mundo correto?
Esse seu mundo que obriga as pessoas a criarem perfis no ORKUT é o mesmo que admite casamento de homossexuais, que está a um passo de liberar o uso da maconha e que diz que "se não está escrito e assinado, não existe". Vc acho isso correto? A sua moral, a sua educação permite dizer isso?
A maldade acompanha a evolução, mas só existe um jeito de fazer as coisas certas, é fazendo as coisas certas.
As coisas perderam a origem, as pessoas perderam o limite, o respeito não existe mais, a decência é peça de museu.
Conversa fiada de quem não tem nada a perder.
Quer um conselho? Baixe sua cabeça, admita essa "evolução" e deixa a bandalheira te carregar nos braços. Somos todos ciborgues programados a obedecer o comando do mestre.
Eu tô fora!

Jonas disse...

Nunca acreditei em evolução social! Acredito em mudança incessante, e atualmente a coisa está muito mais rápida. Um exemplo simples é isto que estamos fazendo, falando para o mundo inteiro, coisa inimaginável a 10 anos atrás.
Acho que você está errado quando diz que não vai deixar a "bandalheira te carregar nos braços." vai sim queira você ou não. O que é "bandalheira"? Acho que você é egocêntrico e um ciborgue do tipo que não tem pensamento próprio, somente repete o que os costumes antigos o indicam.
Pense em uma coisa, o que é certo hoje, pode ser crime amanhã existem vários exemplos, pense um pouco.