segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Terra de ninguém

Nas minhas andanças pela vida, tive a oportunidade de conhecer duas das PIORES cidades do mundo. Uma delas foi Porto Príncipe, capital do famigerado Haiti, a outra, foi o Rio de Janeiro.
Porto Príncipe é uma cidade desestruturada, abalada por um embargo econômico americano de gerações e totalmente injusta socialmente (poucos tem tudo, muitos tem nada). O Rio de Janeiro é pródigo em belezas naturais, diversidades culturais, atrações de toda a ordem. Mas o que faz essas duas cidades serem parecidas, eu disse parecidas, no quesito violência? Eu explico. Em Porto Príncipe o que restou de policiamento nas ruas é corrupto e mal treinado, no Rio de Janeiro a polícia, com todas as suas deficiências, não dá conta de controlar as inúmeras favelas e pontos de tráfico que lá se instalaram há algum tempo.
No Haiti, pessoas mortas pelas ruas é uma cena tão normal quanto crianças pedindo qualquer coisa nos sinais. No Rio de Janeiro ser assaltado é tão normal que as páginas dos jornais selecionam os piores casos para serem relatados.
A que nível nós chegamos ... aquela que foi um dia a capital desse país está virada num antro de marginais da pior espécie e, o que é pior, com organização e capacidade para cometar as maiores atrocidades que a mente humana pode imaginar.
Estive durante seis meses em Porto Príncipe e acredito que lá nenhum desalmado iria roubar um carro e arrastar uma criança por mais de 7 Km pendurada pelo cinto de segurança, pra fora do veículo até poder estacionar o carro tranquilamente e seguir seu rumo.
Se o real está bem mais valorizado que o gourde (moeda haitiana) eu garanto que lá, em Porto Príncipe, a cotação da VIDA está bem mais alta que aqui.

Um comentário:

Charles disse...

Bom Douglas, admito ter ficado meio contrariado quando você falou que o RJ é a pior cidade do mundo. Porém entendi em que ponto você quis chegar, e mesmo contrariado, tenho que concordar em partes. O crime no Rio ta sem limites e o que me deixa mais preocupado é ver a reação dos cariocas com relação a isso. É de uma apatia irritante. Se alguém é assassinado, sempre vem um carioca para justificar, como que querendo se convencer que a cidade não está condenada, acho que para se sentir mais confortado. Justificam falando que no passado a vítima tinha se envolvido com tráfico, ou com roubo, ou coisas desse tipo. Às vezes não tem nada a ver, mas eles se sentem melhor assim.
Contudo, o Rj é uma linda cidade, e você tem de concordar que o RJ é a cidade mais badalada do país, e que as vistas do país sempre são voltadas para lá. Se acontece algo em SP, não tem tanta repercussão como no RJ.
Apesar disso tudo, o RJ possui praias lindas, pontos turísticos encantadores e muito lugar para fazer compras, por isso, se um dia puder, venha(m) conhecer o que o Rio tem de bom, vale a pena. Abraços.