Trata-se de uma infecção no ouvido médio causada por bactéria. É muito comum nas crianças. O ouvido é dividido em 3 partes: externo, médio e interno. O ouvido médio é uma cavidade com ar localizada entre o tímpano e o ouvido interno. A tuba auditiva (trompa de Eustáquio), um canal de comunicação entre ouvido médio e nariz, tem a função de ventilação e limpeza.
Esta infecção se dá através da tuba auditiva quando está com sua função prejudicada por inflamações ou obstruções, como acontece, por exemplo, nas alergias do nariz ou nas infecções da faringe (garganta). A bactéria presente na garganta migra pela tuba auditiva até o ouvido médio onde se multiplica nas secreções ali acumuladas, resultando uma otite média aguda. Também o vírus pode causar otite média. O risco de ocorrer uma infecção é maior se a tuba auditiva é pequena ou se não funciona de maneira eficiente, como acontece nas crianças pequenas. Também a criança que mama no peito ou toma mamadeira na posição deitada é mais propensa às otites porque a posição facilita a entrada de alimentos, sucos digestivos e germes na tuba auditiva.
Os principais sintomas são dor e diminuição da audição. A dor costuma ser severa. Outros sintomas podem estar presentes: febre, inquietude, perda de apetite e secreção no ouvido se houver ruptura timpânica (perfuração do ouvido); vômitos e diarréia podem ocorrer nas crianças pequenas.
Como se previne?
- a alimentação deve ser feita, preferencialmente, com leite materno por causa da proteção que este confere contra a otite às crianças;
- as mães não devem amamentar com a criança deitada e sim inclinada;
- vacinar a criança contra a gripe anualmente a partir dos seis meses de idade;
- não fumar em casa, pois a fumaça do cigarro aumenta o risco de infecção no ouvido, pelo prejuízo que causa à função da tuba auditiva e pelas alterações provocadas na mucosa de proteção do nariz e garganta.
* * * * * * * * * * * * * * *
Não sou médico, mas já tive umas 4 ou 5 otites do tipo descrito acima. Para mim, nunca funcionou as soluções otológicas pingadas diretamente no ouvido. O que sempre me foi receitado é Amoxicilina 500mg de 8/8h e Diclofenaco de Sódio 50mg, também, de 8/8h. Isso resolveu os meus problemas, mas procure um especialista antes de se atracar que nem gringo em baile a se automedicar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário