sábado, 10 de março de 2007

Laçador

Este famoso monumento trocará a sua morada na nossa capital. O Laçador deixará de habitar a Praça do Bombeador, na entrada de Porto Alegre, para se instalar no Sítio do Laçador, distante 600 m do local anterior.
Era emocionante chegar em Porto Alegre pela Avenida dos Estados, cruzar na frente do Aeroporto Salgado Filho e, ao término da avenida, ser recepcionado pelo Laçador, mas a idéia é a seguinte, por ali passará o viaduto Leonel de Moura Brizola, e o Laçador terá que sair do local que esteve desde o longínquo 1958.
A homenagem ao gaúcho campeiro teve como modelo o tradicionalista Paixão Côrtes, na época com com 26 anos, figura ilustre e folclórica do nosso Estado, hoje, com 80 anos de idade.
Fico feliz em poder ter visto o Laçador no seu local de origem, para poder dizer, toda vez que eu cruzar pelo viaduto Leonel Brizola: - Aqui era o Laçador!

Um comentário:

Anônimo disse...

Não sei como foi a nova morada do nosso Laçador, mas confesso que não gostei muito da idéia, coisas de gaúcho... tradição é tradição...

Para mim a figura do Laçador representa toda a bravura do gaúcho, o respeito pelas nossas tradições,e desperta em quem chega a capital um orgulho imenso de ser gaúcho...!!!
E mais, considero o monumento, uma homenagem a esse povo batalhador, e é na riqueza de detalhes, como o seu traje que para nós é de gala, combinado com a típica expressão facial do gaúcho, arranca de nós todos, um olhar de respeito e admiração pelas coisas daqui, pelas nossas conquistas!!!

... POVO QUE NÃO TEM VIRTUDE
ACABA POR SER ESCRAVO...

bjux Lidi