Por pouco o Grêmio não ficou no empate na estréia na Copa do Brasil. O Tricolor venceu o Jaciara por 1 a 0 na noite de ontem, no Estádio José Fragelli, em Cuiabá, pela rodada de abertura da competição. O gol foi anotado por Tadeu, aos 44 min do segundo tempo, após cruzamento de Paulo Sérgio.
Sem querer justificar a fraca atuação do Grêmio, mas era razoável prever que não seria um jogo com uma diferença significativa de gols. Os 2 a 0 que dariam a classificação antecipada aos gaúchos, ainda se esperava, mas uma atuação brilhante, goleada, isso eu não acreditava e digo porque.
Apesar de ser um time desconhecido, o Grêmio Jaciara é o vice campeão do estado do Mato Grosso, ou seja, está no nível dos times do interior do RS, e quando foi a última goleada que o Grêmio aplicou nos times do Gauchão? Eu lembro dos 4 a 0 no Caxias, ano passado, mas o jogo era no Olímpico.
O que era obrigatório, ontem, era a vitória. Já imaginou daqui alguns anos lendo o retrospecto do confronto Grêmio Jaciara e GRÊMIO: "foram dois jogos, um empate ...", com todo o respeito, o Tricolor não pode ter um empate no seu retrospecto contra a equipe de Mato Grosso.
Sobre o jogo. Apagado, morno, quase irritante. Roger ainda não estreou. Aquele Paulo Sérgio, apesar de ter feito um belo cruzamento para o gol, tem muitas dificuldades para cruzar da linha de fundo, o que é um defeito grave em si tratando de um lateral direito.
Dia 27/02, tem o jogo da volta no Estádio Olímpico, com o Grêmio precisando somente de um empate para seguir a diante.