segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O bom do verão, parte 2

O verão também é bom para pescar traíras em barragens. Com o calor elas saem mais para comer, o que resulta sempre numa boa pescaria.

Certa feita fui pescar, no inverno, e não consegui fisgar nenhuma traíra. O saldo foram seis jundiás, os populares "peixes-sovacos" devido ao maravilhoso odor que eles emanam quando estamos retirando suas vísceras.

Fiquei curioso diante de tal fenômeno. Eu já tinha pescado naquele local, eu sabia que tinham muitas traíras naquela barragem. Porque só jundiás?

Resolvi fazer uma experiência. Fui num açude de um amigo e pesquei uma traíra, que na época, Páscoa de 2008, media uns 15 cm. Retirei o anzol com cuidado e a pus num balde com água. Em casa, a coloquei no meu aquário. Comecei a observar o seu comportamento. Fui a alimentando com pequenos lambaris congelados, e fui observando a sua evolução e o seu crescimento. Uma experiência fantástica que me fez entender porque naquela pescaria, naquele inverno, eu não fisguei nenhuma traíra. A conclusão é simples. As traíras diminuem consideravelmente suas atividades metabólicas no frio. Entram numa fase de hibernação. Não comem. A Maurren (nome da minha traíra em homenagem à medalhista olímpica brasileira Maurren Maggi), no inverno, chega a ficar 10 dias sem comer, até mais. Por isso que ninguém consegue pescar traíras no inverno gaúcho.

Hoje a Maurren tem uns 30 cm e deve pesar 1,2 Kg. Alimenta-se perfeitamente e está muito adaptada ao aquário. Faz parte da família.

4 comentários:

Lidi Borchardt disse...

sIMM, da família... ela ocupa um espaço vip no meu refrigerador(pote com seus lambaris)...
Mas drama mesmo é limpra o bendito aquário... precisa de ´4 pessoas, uma tenta removar e criatura do aquário (tentamos de tudo, baldes potes, bacia, invensões com garrafa pet... e até perdermos totalmente a paciência e usarmos de violência...)ah a "Mauren" também usa o micro para descongelar suas refeições!!!

Douglas disse...

A Lidi é a removedora oficial da Maurren do aquário. Esse fenômeno ocorre de 4 em 4 meses. Uma atração.
Dá próxima vez, vou filmar!

P.S.: Feliz aniversário!!!

Charles disse...

Pois é. Quem poderia imaginar. Parece que foi previsto este post. 5 dias antes do falecimento da mesma. Bom, que descanse em paz a Maurren. E agora, o próximo passo? Achar outra? Passar a observar os "peixes sovaco"?.. Vale sugestão???

Anônimo disse...

imbecilidade!!