quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Distribuição de renda

Thiago se criou no interior do RS. Oriundo de família pobre, percebeu, desde cedo, que teria que batalhar se algum dia quisesse chegar a algum lugar.
Jonas também nasceu no interior do estado. Já na adolescência formou sua mentalidade política acerca dos acontecimentos do nosso país, tudo fruto da bela educação que teve em colégios particulares. Seu objetivo era combater as desigualdades sociais e buscar uma vaga no curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria.
Thiago nunca teve o apoio dos pais. Aos 17 anos resolveu entrar no Exército Brasileiro, pois via ali uma oportunidade de emprego seguro e, quem sabe, a chance de se formar em Direito em Santa Maria.
Jonas gostava de bicicletas. Thiago também.
Quis o destino que ambos fossem colegas do mesmo curso na mesma universidade. No fim de semana, Thiago convida Jonas para um passeio de bicicleta por Santa Maria. Ao longo do trajeto surge a discussão:
- Se eu fosse pobre eu também roubaria e invadiria as terras dos outros. A nossa sociedade é muito injusta, e a burguesia que planta a desigualdade social tem que sofrer com isso. - dispara Jonas.
- Pois é, mas se tu analisar, quem mais sofre com a violência são os próprios pobres que dificilmente tem como se defender. Rico anda de carro, tem a casa cercada por muros e com segurança. - rebate Thiago.
- Mas isso não funciona assim. Como tu agiria se visse o teu filho passando fome? Eu tenho certeza que tu também roubaria.
Cai a tarde e o passeio continua.
- Vamos fazer o seguinte, vamos passar por aquela vila que lá, do alto daquele morro, temos uma bela visão da cidade. - disse Thiago.
- Mas é seguro passar por ali a essa hora? - pergunta o temeroso Jonas.
- Claro que não, mas nós somos ricos, deixe que nos assaltem, assim estaremos contribuindo para a distribuição da renda no Brasil.
Thiago seguiu para a vila rumo ao morro. Jonas voltou para o centro da cidade, afinal, "pimenta nos olhos dos outros é refresco".

Nenhum comentário: