sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Liberdade de expressão

Definição Segundo a Wikipédia: Direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos.

Hoje estava ouvindo rádio quando foi comentado sobre a tal liberdade de expressão. Lógico, o radialista defendeu veemente a tal liberdade, e aposto que você também concorda, afinal, o que seria da nossa sociedade sem a maravilhosa “liberdade de expressão”, não é?

Pois bem, como a própria definição diz, é o direito de manifestar LIVREMENTE OPINIÕES, idéias e pensamentos (estamos quase chegando aonde eu quero). Quando este assunto foi abordado na rádio, questionei minha esposa da seguinte forma. Por que a liberdade de expressão permite um movimento gay e não permite um movimento anti-gays? Ela prontamente respondeu - ora, um movimento anti-gays iria ferir a dignidade dos homossexuais!

Não é interessante? Como se o movimento gay não ferisse a dignidade dos heterosexuais! Como um pai explica ao seu filho que na cidade dele tem um monte de homem vestido de mulher, fazendo coisas que ninguém tem a obrigação de ver no meio da rua? Isto não fere a dignidade da família, das pessoas?

Foi pensando nisso que tive a certeza, tenho que escrever. Este é um assunto que gera polêmica, mas nunca tinha pensado desta forma. Percebem que a liberdade de expressão é, em sua maioria, usada para fazer com que a sociedade se acostume a "novidades"? Outro dia teve a passeata a favor da liberação da maconha. Realmente algo não esta coerente nisso.

Concordo sim, que ela é o cerne de toda democracia, porém a sua definição deve ser colocada em prática e o entendimento de que a liberdade de cada um termina onde começa a do outro vai de encontro a esse tipo de manifestação pois, por ser feita a céu aberto e em locais públicos, impossibilita a fuga de pessoas que não desejam participar. É como uma imposição, e aqueles que não concordam, são oprimidos, pois se mostrarem opinião contrária, não estão sendo democráticos e nem respeitando a liberdade de expressão.

2 comentários:

Douglas disse...

eu entendi a tua reflexão, mas é tranquilo explicar onde está o erro:
- Quando existe um movimento GAY, teoricamente, ele não visa segregar nem excluir ninguém. Visa a busca de direitos iguais por pessoas que se julgam discriminadas, etc. Infelizmente o fato do homossexualismo afrontar, só pela sua existência, os heterossexuais, não caracteriza como direito de que estes últimos possam manifestarem-se contrários a existência dos primeiros.
Se vc tem um movimento anti-gay vc está segregando, excluíndo uma parcela da população e isso caracterizaria o crime de racismo.

Blá, blá, blá

Unknown disse...

Isto é uma coisa bem problematica ! Eu tenho uma pergunta : Por que um afro-brasileiro pode me chamar de alemão ja que tenho pele clara ,cabelos loiros e olhos verdes e eu não posso chamar uma pessoa afro-brasileira de negão ? Racismo ??? Grande abraço SGT