quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O bode brasileiro.

Não pela primeira vez, reunido com amigos, após alguns copos de bebida, como de praxe, o assunto tem que ser política. Tenho uma opinião formada sobre alguns assuntos, e sei que sou idealista, mas creio que é esse o caminho. Fico triste ao ouvir, rotineiramente, pessoas instruídas e esclarecidas quanto à política me falarem: Voto no “fulano” pois ele rouba, mas faz.!!

Opiniões são opiniões, e devemos respeitar todas elas e talvez, parar para refletir para, quem sabe, perceber que a nossa não é totalmente certa, mas essas pessoas que falam esse tipo de coisa são as mesmas que protestam quando lêem sobre corrupção, as mesmas que se revoltam quando as provas contra o Sarney são negadas pelo ministério público, as mesmas que cobram, nas rodinhas de conversa, ações contra o caso mensalão, entre outros. Soa-me muito incoerente isso e acho que falta amor próprio ao brasileiro em todas as suas classes.

Quando era pequeno meu pai me contou uma história sobre o bode, nela o que ocorria era que em uma casa, alguém colocava um bode e como qualquer animal desse porte, fazia suas sujeiras e causava grande transtorno àquele lar. Porém, ao vir alguém para retirar o bode de lá, a família se tornava eternamente grata, esquecendo que sempre viveu sem o bode, e que na verdade, deveria não ser grata a quem tirou o bode, mas sim revoltada com aquele que colocou o bode lá.

Infelizmente, os brasileiros são gratos àqueles que tiram o bode da vida deles, e com pequenos agrados, políticos passam a ter eleitores fiéis. Como pode, um presidente ser venerado pela população, sendo anunciado como o presidente da igualdade, porém a fortuna acumulada pela sua família durante seu mandato é algo totalmente desigual ?

O que falta ??? Não sei. O brasileiro é um povo tão sofrido e magoado com a política que é difícil mudar isso. As esperanças terminaram, esse é o problema...

Nenhum comentário: