sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Brasileirão 2007, última rodada

A última rodada deste ano será boa. Isso se deve SOMENTE pela eminência de rebaixamento do Corinthians. Nada mais. O campeão já está definido a 20 rodadas, os classificados para a Libertadores já estão definidos, quem vai para a Sulamericana também. A única indefinição é quem vai para a Série B e quem fica no "limbo". Eu não canso de repetir que esta fórmula de pontos corridos pode ser muito bonita na Europa, mas por aqui não deu muito certo. Talvez isso se deva a uma falta de amadurecimento do público esportivo brasileiro, mas enquanto isso não acontece, que volte o formulismo antigo (aquele modelo, que se classificavam 8 e, depois, o mata-mata era ótimo). Que volte o Campeonato Brasileiro a ser o campeonato do segundo semestre e que o Campeão saia com as honras de campeão, depois de mostrar que não treme ante a uma Final.
Bom, que nesta última rodada colorados e gremistas se unam em torno do bem comum, rebaixar o Corinthians. É a única "emoção" que restou neste rico campeonato.

* * * * * * * * * * * * * * *

A fórmula dos pontos corridos começou em 2003:
1º) CRUZEIRO - 100 pontos;
6º) INTER - 72 pontos;
18º) JUVENTUDE - 53 pontos;
20º) GRÊMIO - 50 pontos.

2004:
1º) SANTOS - 89 pontos;
7º) JUVENTUDE - 70 pontos;
8º) INTER - 67 pontos;
24º) GRÊMIO - 39 pontos (rebaixado para a série B).

2005:
1º) CORINTHIANS - 81 pontos;
2º) INTER - 78 pontos;
14º) JUVENTUDE - 55 pontos.

2006:
1º) SÃO PAULO - 78 pontos;
2º) INTER - 69 pontos;
3º) GRÊMIO - 67 pontos;
14º) JUVENTUDE - 45 pontos.

O que se pode observar, vendo o desempenho das equipes nas edições de pontos corridos, é que dos 5 campeonatos já disputados, 4 foram vencidos por clubes paulistas alicerçados em altíssimos investimentos (?) financeiros. Os gaúchos oscilaram bastante, principalmente o Grêmio. As campanhas refletiram exatamente as fases das equipes. Outro detalhe é que, com exceção do campeonato brasileiro de 2005, que o Inter precisaria vencer o Coritiba por 4 a 0 e torcer por um tropeço do Corinthians, nenhuma outra edição possibilitou a disputa do título até a última rodada, sendo sempre o campeão definido com algumas rodadas de antecipação.

Nenhum comentário: