Depois que o STF recebeu a denúncia contra a quadrilha do mensalão, começo a pensar que punição realmente seria educativa e corretiva para e aplicar nos acusados. Cheguei a conclusão que não adianta prender nenhum deles. Não receberão mais do que 1 anos, ou até mesmo alguns meses de cadeia e isso não nos levará a lugar algum. O negócio é mexer no bolso deles. É a única pena que surtirá algum efeito. De que adianta deixar o José Dirceu preso, com certeza em cela especial, guarnecido pela Polícia Federal e com muitos direitos. O melhor é obrigá-lo a indenizar a Nação numa quantia que seja boa para ambos os lados.
Um exemplo: Eles deve ter umas cinco casas, carros e fazendas. Vende-se tudo, a exceção da casa ou apartamento de menor valor que servirá para ele morar com a família, o resto volta aos cofres do Brasil. Cassa-se os direitos políticos dele por, pelo menos, 15 anos e manda se virar. Isso sim seria uma punição ideal.
Já vimos em casos anteriores que prender não adianta muito. Paulo Malluf é um exemplo. Então a sugestão é mexer no bolso, é ali que dói.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Doug, se não estou enganada, quando um político fica preso, os seus bens são confiscados. Isso já é uma punição para quem tem como única finalidade se beneficiar com o dinheiro público, mas de fato, sentiríamos que a justiça está sendo aplicada, de fato, somente quando a grana servir a todos os brasileiros.
Postar um comentário